O chef pâtissier Flávio Duarte ensina passo a passo do bolo que virou meme nas redes sociais. Ao invés de partirem o bolo com uma espátula ou faca, as pessoas retiram o seu pedaço de bolo com suas próprias taças.
A forma inusitada de repartir o doce ganhou notoriedade em função da pandemia e da praticidade em fazer a divisão. Mas para conseguir o efeito divertido, não pode ser com qualquer bolo. “O segredo é uma massa fofa, macia e úmida o suficiente para ser cortada com a borda da taça. O recheio também precisa ser maleável”, indica o chef pâtissier Flávio Duarte. Veja a receita de bolo de brigadeiro que dá para "repartir" com a taça e faça a brincadeira com as crianças!
Bolo:
350 gramas de farinha de trigo (3 xícaras)
50 gramas de manteiga sem sal (3 colheres de sopa)
300 gramas de açúcar refinado (1 xícara)
6 ovos
300 ml de leite integral
20 gramas de fermento químico em pó (2 colheres de sopa)
50 gramas de chocolate em pó 50% cacau (1/2 xícara)
Recheio:
395 gramas de leite condensado (uma lata)
200 gramas de creme de leite (caixinha)
200 gramas de chocolate amargo.
Massa:
Bata os ovos com o açúcar até dobrarem de volume. Acrescente o leite quente com a manteiga. Por último acrescente a farinha de trigo com o fermento e o chocolate em pó. Coloque em duas formas de 20cm de diâmetro. Leve em forno preaquecido 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Recheio:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixar cozinhar em fogo médio até que obtenha a textura desejada. Para acelerar o processo, pode adicionar leite em pó. Vá mexendo devagar.
Montagem:
Espere as massas esfriarem e corte-as ao meio na horizontal, fazendo cada uma virar duas camadas. Você terá quatro camadas de bolo. Rechei-as com brigadeiro e, ao final, decore a cobertura e as laterais com chantilly de chocolate e granulado. Depois de pronto é só chamar os convidados para mergulhar a taça na bolo e retirar o seu pedaço!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2021/01/receita-bolo-na-taca-aprenda-fazer-o-bolo-que-virou-sucesso-nas-redes-sociais.html