A Palavra Cantada, conhecida por canções de sucesso para as crianças como ‘Sopa’ e ‘Pé com Pé’, lança nesta sexta (7) em seu canal no Youtube o primeiro clipe de um projeto pensado especialmente para os mais novinhos, o Concerto para Bebês.
saiba maisNo total, doze canções, algumas completamente inéditas e outras com novos arranjos, compõem o repertório. A primeira música a ganhar um vídeo foi ‘Será’ e os próximos clipes serão lançados no canal da dupla no Youtube a cada 15 dias. Além do conteúdo na internet, o Concerto para Bebês dará origem a um espetáculo musical com o mesmo nome em 2021 e ao documentário ‘Somos Musicais’ – sem data de lançamento definida - que pretende discutir o papel da música no desenvolvimento neurológico do bebê.
Em entrevista à Crescer, a criadora e diretora artística do projeto, Sandra Peres, que forma a dupla Palavra Cantada com Paulo Tatit, conta por que decidiu focar nos primeiros anos de vida e defende a importância da arte para bebês. Confira:
1) De onde veio a inspiração para o concerto?
A ideia do Concerto de Bebês é trazer um repertório novo, além das músicas especiais que temos na história da Palavra Cantada. A proposta é criar uma paisagem sonora para que essa família, para que esse pai, essa mãe, esse bebê de até 2 anos de idade, ou mesmo em fase intrauterina, possa viver a vibração, a presença da música, como uma ferramenta de conexão entre eles.
O Concerto de Bebês visa criar elementos para que essa mãe, esse pai, possam ficar pertinho do seu bebê. Temos no histórico dos shows da Palavra Cantada cada vez mais a presença de mães grávidas, ou com bebezinhos, pais com bebezinhos, pequenininhos. É uma plateia que está crescendo cada vez mais, pois imagino que as famílias entendam que nosso trabalho é feito com muito respeito e delicadeza, para promover acolhimento a quem tem um bebezinho novo e faz muito bem saber e perceber como é que essa criança percebe a música, vibra, dá risada, fica compenetrada, tudo isso acontece num Concerto, num show da Palavra Cantada.
2) Como foi o processo de criação das músicas que integram o repertório?
O concerto para bebês é dividido em três momentos. O primeiro é esse que a gente está lançando nos canais da Palavra Cantada, onde temos músicas do nosso repertório com o diferencial da escolha dos instrumentos. O parceiro desse trabalho é o Paulinho Santos, que foi do grupo Uakti por quase 40 anos e a escolha dos instrumentos foram muito especiais porque são instrumentos que a Palavra Cantada nunca usou. São marimbas de vidro e também instrumentos de percussão, mas as marimbas de vidro, em especial, tem essa delicadeza e provocam um sentimento gostoso quando a gente ouve. Ao mesmo tempo, a gente tem ali a percussão que é o pulso, é o coração dessa criança batendo, isso é o Concerto estamos lançando em nossas redes.
Em um segundo momento, teremos o concerto como espetáculo, que considero como uma experiência imersiva, mais do que propriamente um show. Digo isso porque um bebê não percebe exatamente todos os elementos que estão no palco. Considerando o desenvolvimento de um bebê, o concerto terá muito mais formas e cores com vídeos cenários do que propriamente luz e protagonismo, até de quem estiver tocando e cantando como eu, porque ali, o bebê e essa mamãe e papai estarão imersos naquele universo, que não necessariamente é universo de show.
E a terceira parte é o documentário, que poderá ser uma série de televisão com profissionais da área, em especial neurocientistas, que vão falar de como a música, a voz, a palavra, atuam no cérebro de uma criança, de um adulto, de um ser humano, já que as músicas provocam muitas reações no nosso corpo e começam no cérebro. O objetivo do documentário é convidar esses profissionais, em especial neurocientistas, para falarem sobre o que acontece com essa mãe, esse bebê, esse pai quando elas estão ouvindo música.
É importante entender que dentro do documentário tem a parte do concerto, que são as canções. As músicas e trechos para crianças e pais estarão ancorados nos depoimentos dos especialistas.
3) Por que a arte para bebês é tão importante?
Essa relação entre bebês e pais tem me mobilizado, pois vejo isso nesses 25 anos de Palavra Cantada. Lembrei de uma vez, que ao entrar em um local, uma mãe chegou e disse que dava banho no bebê todos os dias com a música Tchibum da Cabeça ao Bumbum, completamente emocionada, chorando, porque a música criou um ambiente para essa mãe de muita entrega, sendo um elo de conexão.
O repertório do Concerto para Bebês trará sempre essa relação da mãe, do pai com essa criança, inclusive em algumas letras, como nas músicas Será e Só quero ver, que também falam um pouco desse momento de explosão de amor que acontece no nascimento. A mãe, o pai ficam hipnotizados, aconchegados no olhar do bebê, neste momento tão especial, e não sabem onde eles terminam e onde começa o bebê. Vira uma comunhão de amor importante e definitiva na vida de todos.
Assista ao clipe de 'Será':
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/noticia/2020/08/palavra-cantada-lanca-concerto-para-bebes-em-seu-canal.html