“Minha filha não consegue dormir no quarto dela. Toda noite vai parar na minha cama... não sei o que fazer”
MÔNICA DOS SANTOS GOMES, MÃE DE SAORY, 4 ANOS
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Tempo de acolher
Minha filha sempre dormiu bem no quarto dela sozinha. Com a chegada do irmão, isso mudou. A pequena adormece na cama dela e acorda na nossa. Diz que tem medo. Estávamos tentando insistir que voltasse para o próprio quarto, mas desistimos. Ficamos com dó quando vimos que ela dormia no pé da cama, quase caindo no chão, só para não vermos que ela tinha ido para o nosso quarto. Agora, quando ela aparece, acolhemos e dormimos juntos. É uma fase, e acreditamos que vai passar.
RITA DE CÁSSIA DIAS BAIBOKAS, MÃE DE CLARA, 5 ANOS, E MATEUS, 2
Na base do diálogo
Experimente conversar bastante, dizer que cada um tem seu espaço, seu quarto, sua cama. Sempre falei isso para minha filha e nunca tive problemas.
FLÁVIA VASCONCELLOS MOLETI, MÃE DE MARIANA, 2 ANOS, GRÁVIDA DE 24 SEMANAS DE LEONARDO
Rotina sem telas
Tenho o hábito de ficar com as crianças no quarto delas, até dormirem. Deito se for preciso, rezamos, conto histórias e volto para a minha cama quando pegam no sono. Mas, antes de dormir, nada de telas, apenas brinquedos calmos para conseguirem relaxar.
MONIQUE DE OLIVEIRA FROTA, MÃE DE LUCCA, 8 ANOS, E JOAQUIM, 5
Ritual de “segurança”
Para a nossa filha Nina, funcionou deixar um ponto de luz num lugar que ela escolheu, e o quarto com a porta aberta. Antes de dormir, também colocamos as bonecas na cama dela para lhe fazerem companhia.
MARIA LUDMILA SETTI AGUIAR MORO, MÃE DE MARIA CLARA, 8 ANOS, LUIZA, 6, E NINA, 3
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Cada um no seu espaço
A dificuldade que algumas crianças têm de dormir no próprio quarto é esperada até os 4 anos. E isso depende de como a família trabalhou a questão desde o nascimento. Se os pais buscaram estratégias para adaptar o pequeno ao seu espaço, deixar de ir para a cama deles tende a ser mais tranquilo. Do contrário, ele pode se tornar mais inseguro, o que não é bom nem para o filho, nem para os pais. Por isso, ajudá-lo a ser menos dependente é um exercício diário para a criança e os adultos.
Vale lembrar que os pais têm um papel fundamental nesse processo de independência. Quando eles passam um sentimento de insegurança ao filho, o “dormir sozinho” torna-se algo ameaçador. Assim, o caminho é estabelecer limites com amor. Significa dar afeto, enquanto reforça que o correto é ele dormir no próprio quarto.
Caso a sua filha acorde no meio da noite, vocês podem acolhê-la com carinho e segurança, e acompanhá-la até a cama dela. Essa fase costuma ser passageira, e a duração vai depender do amadurecimento de cada criança e, sobretudo, do enfrentamento dos pais diante das dificuldades. Se ela persistir, procure auxílio profissional de médicos e psicólogos.
ANDRÉA FERRARI CARVALHO DE AGRELA, PSICÓLOGA DA REDE DE HOSPITAIS SÃO CAMILO (SP)
PRÓXIMO MÊS
“MEU FILHO FICA BEM QUANDO ESTÁ COMIGO. MAS, NA FRENTE DOS AVÓS E
DO PAI (SOMOS SEPARADOS), NÃO OBEDECE E FAZ BIRRA. COMO RESOLVER ISSO?"
PATRÍCIA ARNS, 33 ANOS, MÃE DE ARTHUR, 2
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2020/08/minha-filha-so-consegue-dormir-comigo-o-que-eu-faco.html