Usar máscara é uma "arma" importante para conter a contaminação pelo coronavírus. No entanto, é possível que algumas gotículas possam escapar, mesmo com o uso de máscara. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nicósia, no Chipre.
De acordo com os pesquisadores, essas descobertas são alarmantes e por isso eles enfatizam que é preciso manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. Segundo o estudo, apenas a máscara não pode impedir completamente o transporte de gotículas de saliva. Os autores explicam que algumas gotas podem percorrer mais de 1,2 metros para alcançar o alvo. Para mostrar os dados, os pesquisadores usaram modelos computacionais e consideram condições climáticas, turbulência do ar e até a temperatura da pele e da boca da pessoa que tosse. Os testes foram baseados em uma máscara cirúrgica padrão.
O estudo foi publicado na revista científica Physics of Fluids e concluiu que as máscaras são importantes para reduzir a transmissão de gotículas no ar, mas não eliminá-la completamente. A tosse repetida, sintoma típico do coronavírus, também reduz a eficácia das máscaras. Após dez ciclos de tosse, a eficiência pode cair cerca de 8%.
Mesmo assim, o uso das máscaras é imprescindível. Sem usar máscara, as gotículas podem viajar duas vezes mais longe em direção às pessoas. Os especialistas aconselham os profissionais de saúde a usar EPI (equipamento de proteção individual) muito mais completo ao cuidar de um paciente. Isso deve incluir capacetes com filtros de ar embutidos, protetores faciais, aventais descartáveis e luvas - trocadas regularmente.
Confira o vídeo abaixo, se não conseguir visualizar, clique aqui.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/06/covid-19-pesquisadores-mostram-como-virus-pode-se-espalhar-durante-tosse-mesmo-quando-pessoas-usam-mascara.html