Um documento elaborado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), a que a imprensa inglesa teve acesso nesta terça-feira (23), alerta que um terço dos sobreviventes da Covid-19 podem sofrer danos irreversíveis nos pulmões. Chamada de fibrose pulmonar, a cicatriz nos pulmões seria semelhante aos danos causados por outros coronavírus.
“Aproximadamente 30% dos sobreviventes do surto global de SARS causado por SARS-CoV e MERS-CoV sofreram comprometimento fisiológico persistente e radiologia anormal consistente com doença pulmonar fibrótica. Prevê-se que a fibrose pulmonar [danos e cicatrizes pulmonares] seja provavelmente uma sequela / condição importante, que é a consequência da Covid-19", diz o texto, citado pelo The Telegraph e Daily Mail.
O texto também alerta que os sobreviventes podem enfrentar "deficiências físicas, cognitivas e psicológicas persistentes", incluindo a síndrome da fadiga crônica.
Segundo a orientação, um em cada sete pacientes que ficaram em terapia intensiva pode sofrer dano cerebral duradouro, e 70% deles sofrerão delirium, o que levará ao "comprometimento cognitivo estabelecido" em um em cada cinco casos.
Centro de reabilitação
No mês passado, chefes do NHS abriram um centro de reabilitação para ajudar pacientes da Covid-19 a se recuperarem dos danos a longo prazo causados pelo vírus. Os médicos, no entanto, relatam terem sido surpreendidos pela procura de pacientes entre 40 e 50 anos – eles esperavam atender uma maioria de idosos com danos persistentes.
Chama a atenção também a dificuldade respiratória, mesmo depois de estarem curados. De acordo com o Daily Mail, alguns dos pacientes atendidos nesses centros são capazes de realizar apenas 10 minutos de atividades físicas, por causa de fadiga e falta de ar.
Pesquisadores não sabem ao certo quanto tempo leva para que os pacientes infectados se recuperem totalmente da Covid-19, mas cientistas financiados pelo governo do Reino Unido alertam que pacientes podem ficar sem fôlego por meses após a batalha contra a doença.
Também há evidências de que o coronavírus pode afetar o cérebro, causando convulsões e derrame, além de prejudicar o fígado, os rins, o coração e os vasos sanguíneos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/06/servico-de-saude-do-reino-unido-alerta-para-cicatriz-pulmonar-e-danos-psicologicos-da-covid-19.html