Um bebê de 1 ano e sete meses ingeriu acidentalmente soda cáustica — produto altamente corrosivo — em Jaraguá do Sul, município de Santa Catarina. Felizmente, as perspectivas é de que a criança se recupere bem, após passar por um procedimento que, até então, era inédito na cidade, segundo a assessoria de imprensa do Hospital e Maternidade Jaraguá. O bebê teria ingerido o produto há cerca de dois meses e, desde então, era monitorado por uma equipe. "Na tentativa de cicatrizar e curar a queimadura que a soda cáustica causa na mucosa do esôfago, o corpo faz uma estenose, que é o estreitamento da luz do órgão. Com isso, acaba ocorrendo uma dificuldade alimentar ao paciente. Para tentar reverter esse quadro, foi preciso dilatar e aumentar a luz do órgão com materiais específicos para que a criança pudesse voltar a se alimentar bem e não tenha risco nutricional no futuro", explicou a gastroenterologista pediátrica Angélica Luciana Nau.
O processo chama-se dilatação esofágica e é considerado um procedimento de risco, pois podem surgir complicações, como a perfuração do esôfago do paciente. Mas a operação é rápida. Entre preparar o paciente, anestesiar e concluir o processo são 30 minutos. A médica responsável pela endoscopia e a dilatação esofágica contou com o apoio de anestesista, radiologista, técnico em radiologia e enfermeiras.
Felizmente, o pequeno recebeu alta no dia seguinte. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a família confirmou que a criança está bem e já se alimenta melhor. No entanto, o tratamento deve continuar por um longo período e o bebê deve realizar outras dilatações de esôfago em algumas semanas. "Conforme for melhorando e conseguindo se alimentar melhor, poderemos espaçar mais, mas o tratamento costuma ser prolongado", complementou a médica.
INGESTÃO ACIDENTAL: O QUE FAZER?
Em caso de ingestão acidental de soda cáustica, não se deve provocar o vômito, pois a substância passará mais uma vez pela mucosa, causando mais lesões. Também não é indicado beber água, já que o líquido aumenta a superfície de contato do produto agressor com os tecidos. A melhor solução é levar a pessoa imediatamente para o hospital.
+ Ingestão de objetos por crianças com menos de 6 anos quase dobrou em 20 anos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/06/bebe-passa-por-cirurgia-apos-ingerir-soda-caustica-em-sc.html