Uma consultora de amamentação do Reino Unido explicou, com a ajuda de uma esponja, os diferentes estágios do leite materno durante a amamentação. O vídeo foi publicado na página de um grupo de apoio ao aleitamento materno no início deste mês e teve mais de 21 mil compartilhamentos até esta terça-feira (23).
No vídeo, Nicky Gibbon exibe uma solução composta de água com corante azul e óleo para ilustrar o leite materno. Ela usa uma esponja para representar o seio, e espreme a esponja sobre três taças de vinho, mostrando as mudanças que ocorrem no leite durante uma mesma mamada.
Depois de mergulhar a esponja na mistura, Nicky coloca a esponja sobre a taça. O líquido que cai facilmente – sem a necessidade de espremer a esponja – é a água com corante azul, que representa o leite da fase de sucção rápida do bebê, o início da mamada.
“Nós chamaríamos isso de parte do leite para matar a sede. Tem um alto teor de água e está cheio de glicose para acordar o bebê”, explica Nicky Gibbon.
Na segunda taça, a consultora espreme a esponja, e o que se vê é a água azul com uma camada de óleo amarelada, ilustrando um teor de gordura mais elevado do que na primeira taça.
Na terceira taça, o estágio final da amamentação, Nicky aperta firmemente a esponja. O que vemos escorrer lentamente é uma solução predominantemente amarela, ilustrando o leite mais gorduroso. 'Ele é necessário para o ganho de peso e para satisfazer a fome”, diz a consultora.
Ela explica ainda que, intuitivamente, os bebês mamam com mais frequência e em mamadas mais curtas em dias mais quentes. "Durante o tempo quente, os bebês podem não querer uma mamada mais longa, podem querer mamadas curtas e frequentes para receber mais desse leite que sacia a sede. Essa é a razão pela qual não precisamos oferecer água a bebês que são amamentados exclusivamente”.
É importante destacar que, diferente do que ocorre no experimento da esponja, no leite oferecido do peito não há um “marco” específico entre um leite menos e maior gorduroso – não há mudança “súbita”: o conteúdo de gordura aumenta gradualmente do começo para o fim da mamada.
De acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, a composição do leite varia de acordo com a idade da criança, o período do dia e a alimentação da mãe, já que o leite materno é um alimento “vivo”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2020/06/video-consultora-usa-esponja-para-mostrar-os-estagios-do-leite-durante-amamentacao.html