Monday, June 22, 2020

Lázaro Ramos: Cuidando de nós para cuidarmos dos nossos

Pele ressecada, barriga grande, unha sem cortar e, de repente, um grito que clama, cheio de amor e alerta: ‘Chega, meu amor, você tem de se cuidar’. Foi assim que comecei a me dar conta que tudo era prioridade menos a minha saúde. Desço para o café e escuto do meu sogro sobre o exame de próstata que foi fazer e que ‘graças a Deus foi por ultrassom, sem ter de tomar nenhuma dedada’. Ele me conta às gargalhadas a história de um conhecido dele que se recusou a fazer o exame ‘porque homem que é homem não recebe dedada’. Na sequência, os meus sentidos se alertam para o tema: Nossa saúde.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Não sei dizer exatamente o que me afeta e faz com que, em vários momentos, eu não priorize os cuidados comigo. Sei que às vezes o machismo e os códigos que foram estabelecidos sobre o papel do homem prejudicam a nossa saúde. Frequentemente, por nos acharmos fortes e que precisamos dar conta de tudo, vamos como um touro seguindo a vida, sem nos preocuparmos com atividades físicas, com cuidados que podem parecer estéticos, mas que, na verdade, passam por higiene e saúde. 

No meu caso, pela falta de tempo, ou melhor, pela dita falta de tempo, já que quando a gente quer se organizar dá tempo para tudo. Eu comecei a priorizar o trabalho, dar conta de todas as demandas do WhatsApp e dos cuidados com a minha família.

Ao pensar no café da manhã, a prioridade passa de ter uma boa refeição para ver somente se as crianças estão bem alimentadas e, por vezes, tomar somente um gole de suco, um café. Olho para as mãos dos meus filhos e digo ‘essa unha tá grande, precisando cortar’, e corto. Olho para o prato de comida deles e digo ‘esse prato não tá colorido, precisa de mais verde’. Mas e o meu? Perdi as contas de quantas vezes meu almoço foi um hambúrguer no meio da correria..

Então, esta coluna talvez seja para mim, afinal de contas, você está lendo agora e eu não terei o seu retorno. A não ser que você entre nas minhas redes sociais (@olazaroramos) e me mande uma mensagem. Mas, por ora, vou me contentar em escrever para mim, mesmo. Se você quer ser um bom pai, se cuide e mostre que está se cuidando. Se acolha e seja acolhedor para que seus filhos também sejam. E não precisa esperar o grito de ‘já chega’ vindo da esposa para olhar as unhas, fazer exercício físico, passar um hidratante para ter a pele mais saudável e saber dar uma pausa quando o trabalho estiver estressante. E só para não dizer que não fiz nenhum elogio, pelo menos você não fuma e diminuiu a bebida. Parabéns, papai!

Lázaro Ramos (Foto: Bob Wolfenson)

 

LÁZARO RAMOS É ATOR, APRESENTADOR, DIRETOR E ESCRITOR, CASADO COM A ATRIZ TAÍS ARAÚJO E PAI DE JOÃO VICENTE, 7 ANOS, E MARIA ANTÔNIA, 4

 

 

 


+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Lazaro-Ramos-Em-construcao/noticia/2020/06/lazaro-ramos-cuidando-de-nos-para-cuidarmos-dos-nossos.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...