O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (24), que a volta às aulas ocorrerá gradativamente a partir de setembro. As escolas estão fechadas desde março, devido à pandemia de coronavírus. A data prevista para o início da retomada é 8 de setembro.
A medida vale para as redes estadual, municipais e escolas particulares, da creche ao ensino superior, o que contempla 13,3 milhões de estudantes. O plano é “gradual, cuidadoso e seguro”, diz João Doria, governador de São Paulo.
A retomada ocorrerá em três etapas, desde seja possível respeitar distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, podendo haver revezamento dos estudantes por dia. Ainda segundo o governo, só poderão ser reabertas escolas em áreas que estiverem na fase amarela do plano de flexibilização da economia.
“É preciso que a região tenha 28 dias na fase amarela”, explica Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado de São Paulo.
Na primeira etapa, prevista para 8 de setembro, 35% dos alunos irão voltar. Para isso, porém, 100% dos Departamentos Regionais de Saúde precisam estar na fase amarela por pelo menos dois ciclos, ou seja, 28 dias.
Na etapa 2, 70% dos estudantes deverão voltar – com 60% dos Departamentos Regionais de Saúde por 14 dias na faixa verde. E a terceira e última etapa prevê o retorno de 100% dos alunos, com 80% dos Departamentos Regionais de Saúde por 14 dias na faixa verde.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/Volta-as-aulas/noticia/2020/06/coronavirus-sp-ira-retomar-aulas-em-setembro-diz-governo.html