Em entrevista à CRESCER, a pioneira em arte-educação Ana Mae Barbosa (SP) explica por que, nos dias de hoje, o ensino da arte para crianças é mais importante do que nunca.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Como a arte é relevante para o desenvolvimento infantil?
Ela é importantíssima para o aperfeiçoamento da coordenação motora, da percepção visual e da consciência corporal da criança. Além disso, há a parte emocional. Os pequenos têm um vocabulário restrito, e a arte é essencial para que eles possam organizar o pensamento, refletir sobre as coisas e se expressar por meio de desenho, teatro, música... A arte, diversa e plural, mexe com tudo isso de uma maneira prazerosa, abrindo diferentes possibilidades para cada um encontrar o seu caminho e estimulando novas conexões cerebrais.
Como incentivar isso em casa?
Deve haver um espaço para a criança. Pode ser um canto na sala ou na varanda, com materiais acessíveis que permitam a ela criar e se expressar, como tinta, sucata e fantasias. A área para o brincar livre é fundamental, seja com a presença de outras crianças, quando é possível aprender regras de convívio e interação, ou quando a atividade é solitária, favorecendo a introspecção e o autoconhecimento.
Como o ensino da arte na infância praticado aqui se compara ao do exterior?
Neste momento do Brasil, não temos o dinheiro que países como Estados Unidos e México têm para a pesquisa. Não sei calcular o tamanho do estrago no ensino de arte para as gerações futuras por causa dos cortes que vêm acontecendo nas universidades e a desvalorização do meio artístico nos últimos dois anos. Os Estados Unidos, por exemplo, são um país que investe mais nesse campo. Países da América Latina, como Chile e Peru, também estão aprimorando escolas com o ensino da arte, mas o Brasil tem andado para trás. A sociedade, e especialmente as crianças, perdem quando essa ferramenta poderosa não tem espaço nas escolas e nas faculdades. É uma loucura preparar as crianças só pensando no mercado de trabalho, que muda em uma velocidade assustadora, com profissões surgindo e sumindo... O importante é formar pessoas flexíveis, fluentes e capazes de se adaptar. Trabalhar elementos mentais além dos técnicos. A arte tem muito a contribuir nesse sentido.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2020/01/por-que-seu-filho-precisa-aprender-arte.html