O peso das mochilas é um assunto que, vira e mexe, sempre volta a ser debatido em grupos de pais. Afinal, com tantos cadernos e livros, será que a criança está carregando peso demais? Agora, pesquisadores da Universidade de Granada (UGR) e da Universidade Liverpool John Moores, no Reino Unido, determinaram pela primeira vez o peso máximo que um estudante deve carregar em uma mochila de rodinhas.
No artigo, publicado no periódico Applied Ergonomics, os cientistas explicaram como chegaram a uma recomendação exata que as crianças em idade escolar primária devem carregar. Segundo eles, até o momento, todas as recomendações dizem respeito a mochilas comuns — carregadas nas costas. No entanto, na Espanha, mais de 40% das crianças usam mochilas de rodas, mas não haviam estudos com orientações de peso para esse tipo de mochila.
+ 70% dos problemas de coluna nos adultos são resultado de carregar muito peso na infância
ENTENDA O ESTUDO
Durante as pesquisas, 49 alunos do ensino fundamental foram avaliados. Uma análise cinemática das crianças — postura do tronco e dos membros inferiores — foi realizada enquanto caminhavam livremente; sem peso; carregando uma mochila tradicional; e finalmente puxando uma mochila com rodinhas com diferentes cargas (10%, 15% e 20% de seus respectivos pesos corporais).
Através de um sistema de captura de movimento óptico tridimensional — similar aos utilizados em filmes de animação e videogames —, os pesquisadores usaram técnicas estatísticas para analisar as curvas cinemáticas completas, com base nas trajetórias dos pontos de traçado. Os principais achados do estudo indicam que as maiores alterações quando se utilizam carrinhos ou mochilas são produzidas no quadril e tronco, enquanto há pouca diferença no joelho e tornozelo. Portanto, puxar a mochila se assemelha mais ao movimento de andar livre de qualquer carga, em comparação com carregar a mochila nas costas, mesmo quando pesa muito pouco.
+ Que horas seu filho dorme? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER
Como conclusão geral, o estudo recomenda que os estudantes que utilizam mochilas nas costas evitem transportar cargas superiores a 10% de seu peso corporal. Quanto a mochilas com rodinhas, a criança não deve carregar qualquer carga maior que 20% do seu peso corporal. Já fica aqui uma boa dica para a volta às voltas!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/07/mochila-de-rodinhas-estudo-identifica-peso-maximo-que-criancas-devem-carregar.html