Feche os olhos e relembre a cena de você pegando seu filho no colo. Em qual dos braços você o segura? Uma análise de 40 estudos dos últimos 60 anos mostrou que mais de 2/3 das pessoas preferem carregar o bebê no braço esquerdo. Entre as mulheres, esse número chega a ¾. Para os destros, ou seja, aquelas que têm mais habilidade com o lado direito, esse número é ainda maior. Chega a 74% contra 61% dos canhotos.
Há algumas explicações, de acordo com os pesquisadores da Ruhr-University Bochum, na Alemanha. A primeira delas diz que as emoções são processadas principalmente no hemisfério direito do cérebro. Por isso, as pessoas também tendem a mover o bebê para o campo visual esquerdo, que está ligado ao hemisfério direito do cérebro. “Isso pode ser especialmente verdadeiro para as mães que já estabeleceram um forte vínculo emocional com o filho durante a gravidez, explica o cientista Julian Packheiser, que liderou o estudo. Ele completa: “Talvez as pessoas destras estejam apenas segurando o bebê no braço esquerdo para ficar com a mão direita livre”.
No que diz respeito aos homens, os pesquisadores estão comparando os resultados da análise com um estudo anterior realizado por eles sobre abraços. Durante a pesquisa, eles descobriram que homens que se sentem desconfortáveis em abraçar outros homens tendem a usar o lado esquerdo por causa das fortes emoções negativas. "Novos estudos teriam que levar em conta o contexto emocional de ter bebês", diz Julian Packheiser.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/noticia/2019/07/por-que-afinal-carregamos-os-bebes-do-lado-esquerdo.html