Friday, July 12, 2019

Sopa de pedra de verdade

CF308-SOL-CULINARIA-SOPA-PEDRA (Foto: Mariana Weber)

 

A lenda é antiga. Dizem que nasceu em Portugal. Sobreviveu à travessia do oceano para embalar jantares da minha infância, depois encontrou seu lugar na curiosidade do meu filho. Se você não conhece, com licença, eu vou contar. Do jeito que eu lembro.

Um homem pobre pedia comida de porta em porta, mas ninguém dava. Então, ele resolveu mudar de estratégia. Na casa seguinte, falou: “Por favor, a senhora pode me emprestar uma panela com água para eu fazer uma sopa de pedra?”. A mulher, mordida de curiosidade, trouxe o que ele queria. Depois, o observou aquecer a água e a pedra sobre uma fogueirinha.

+ 4 receitas para fazer com as crianças na cozinha nas férias

“Mas isso fica bom?”, perguntou a dona da casa.

“Ô. Mas fica melhor ainda se tiver uma cebola bem picadinha”, respondeu o homem.

Logo em seguida, a mulher apareceu com a cebola picada.

“E agora?”, ela perguntou.

“Melhor, só se tivesse uns feijões…” Lá foi a mulher buscar.

“Isso, com uma carne, ficava daqui, ó!”, continuou. E ganhou um pedaço de carne.

“Não cairiam mal umas cenouras, batatas, azeite, sal…”

A mulher trouxe tudo, e deve ter trazido também uma colher, porque o homem provou e decretou: “É isso”. Pegou a panela, jogou fora a pedra e comeu toda a comida. E essa foi a história da sopa de pedra.

A receita original leva embutidos suínos, mas usei músculo de boi e acrescentei cenoura e couve. A nutricionista Maria Fernanda Naufel (SP) aprovou a troca de ingredientes. “Ultraprocessados nunca são uma boa alternativa”, diz. Ela indica a sopa para crianças a partir de 1 ano.

+ Sanduíche natural feito em casa: 3 receitas práticas

RECEITA:

INGREDIENTES
Azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
300 gramas de músculo em cubos
500 gramas de feijão
1 folha de louro
Sal
3 batatas descascadas
4 cenouras cortadas em cubos
8 tomates bem maduros sem pele, cortados em cubos
1 colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de páprica doce
1 colher (sopa) de vinagre
5 folhas de couve
1 punhado de cheiro-verde
Pedras bem lavadas e grandes o suficiente para não caberem na boca nem serem confundidas com a comida. Só para fazer graça ao servir...

MODO DE FAZER
Em uma panela de pressão, refogue com azeite a cebola e o alho. Junte a carne e deixe dourar. Acrescente o feijão, água suficiente para cobri-lo três vezes, o louro e uma pitada de sal. Feche a panela e, quando pegar pressão, conte 25 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair totalmente. Acrescente, então, as batatas, duas das cenouras e cinco dos tomates. Junte também a páprica, o cominho e o vinagre. Cozinhe a sopa na pressão por mais 10 minutos. Depois que a pressão sair, abra e confira se a carne já está bem macia. Se não estiver, cozinhe um pouco mais. Separe quatro xícaras da sopa, bata no liquidificador e coloque de volta na panela. Acrescente a couve rasgada em pedaços pequenos, sem o talo. Mexa rapidamente, para murcharem um pouco. 

Na hora de servir, se quiser brincar com a ideia da lenda, coloque uma pedra grande no prato e despeje a sopa. Espalhe por cima um pouco dos cubinhos crus do restante do tomate e da cenoura, além de cheiro-verde picado e um fio de azeite. Mostre o prato para a criança e, claro, remova a pedra antes de ela começar a comer.

CF308-SOL-CULINARIA-SOPA-PEDRA (Foto: )

 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Mariana Weber é jornalista e autora do blog o Caderno de Receitas.com.br (Foto: Acervo pessoa)

Mariana Weber é jornalista e autora do blog O Caderno de Receitas.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2019/07/sopa-de-pedra-de-verdade.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...