Seu filho tem 14 e 18 meses? Pois, saiba que por trás de uma carinha de bebê se esconde alguém que já entende muito de relações pessoais. Um estudo feito pela professora Renee Baillargeon e sua equipe, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, analisou 120 crianças e fez descobertas interessantes.
Os cientistas testaram os pequenos usando ursos de pelúcia onde um urso "malfeitor" levou todos os brinquedos para si e não compartilhou. Quando o "líder" não conseguiu punir essa contravenção, as crianças pequenas ficaram olhando para a cena por mais tempo — o que acontece quando vêem algo inesperado. Mas quando o líder interveio, as crianças desviaram o olhar cerca de nove segundos mais cedo, mostrando que os eventos aconteceram exatamente como deveriam.
+ Você tem alguma dúvida? Acesse o FÓRUM CRESCER e troque experiências com outras mães!
“As crianças ficaram mais tempo olhando quando o líder ignorou o erro do que quando o corrigiu. Isso sugere que elas esperavam que o líder interviesse e corrigissem o erro em seu grupo, e ficaram surpresas quando ela não tomou tal ação", explica Renee. De acordo com ela, as crianças perceberam qual era o líder no show de ursos depois que o boneco disse a outros dois ursos para olharem para frente ou para trás e fizeram isso. O mesmo padrão foi repetido em um show de marionetes, onde o líder urso era mais alto e tinha uma cartola para mostrar que estava no comando. Quando os ursos eram iguais, sem líder e sem ação em resposta a irregularidades, os bebês procuravam por um tempo menor.
Com isso, os pesquisadores afirmam que crianças de 16 a 18 meses esperam que os líderes, como pais e professores, ajam quando alguém quebra as regras. Isso mostra que, antes mesmo de poderem formar frases, as crianças não apenas entendem o certo e o errado, mas também o papel dos responsáveis para aplicá-las. "Até o segundo ano de vida, os bebês já atribuem responsabilidades únicas aos líderes, incluindo o de corrigir os erros", concluiu o estudo, publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2019/07/criancas-tem-um-senso-de-justica-com-apenas-um-ano.html