O leite materno é o melhor alimento para os bebês. No entanto, nem todas as mães conseguem amamentar seus filhos. Por isso, a ciência está engajada em descobrir alternativas que mais se assemelham ao leite materno em termos de benefícios. Agora, um estudo de três anos publicado no British Journal of Nutrition fez uma descoberta importante. A pesquisa da RMIT University — o Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália — afirma que os "oligossacarídeos" na fórmula do leite de cabra são semelhantes aos encontrados no leite materno.
Segundo os cientistas, os oligossacarídeos são um tipo de carboidrato abundante no leite materno que estabelece e mantém a microflora intestinal saudável, o desenvolvimento imunológico e a proteção contra infecções gastrointestinais. Ou seja, é benéfico para a saúde intestinal e inibe as bactérias nocivas. Os pesquisadores concluíram que o leite de cabra tem seis vezes mais oligossacarídeos do que o leite de vaca — 14 oligossacarídeos de ocorrência natural, cinco dos quais são semelhantes aos encontrados no leite materno. E afirmam que a fórmula do leite de cabra é tão eficaz quanto o leite de cabra fresco.
“Até onde sabemos, este é o primeiro relatório desse tipo mostrando a riqueza de oligossacarídeos na fórmula infantil à base de leite de cabra e sua semelhança com o leite humano”, disse o pesquisador chefe, Harsharn Gill. Ele explica que o leite materno tem o maior número de prebióticos saudáveis, mas ainda há pouca informação sobre oligossacarídeos em fórmulas infantis quando a amamentação não é possível. Segundo o especialista, quase um terço dos casos de diarreia em crianças são atribuídos à bactéria E. coli, e o leite de cabra reduz a adesão dessa bactéria. "Estes resultados sugerem que os oligossacarídeos presentes naturalmente na fórmula infantil à base de leite de cabra exibem fortes propriedades de adesão prebiótica e anti-patogênica e podem conferir benefícios para a saúde intestinal aos bebês", concluiu o estudo.
No entanto, o Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália (NHMRC) afirma que nenhuma fórmula infantil é melhor que a outra, e não recomenda a fórmula do leite de cabra, pois há poucos estudos avaliando sua segurança. A orientação é usar fórmulas infantis à base de leite de vaca até os 12 meses de idade. Já as fórmulas especiais podem ser usadas sob supervisão médica para bebês que não podem tomar produtos lácteos de vaca por motivos médicos, culturais ou religiosos específicos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/07/formula-de-leite-de-cabra-tem-propriedades-semelhantes-ao-leite-materno-diz-estudo.html