A perda do primeiro dente marca uma nova fase na vida da criança e, no Brasil, a tradição mais comum é deixar o dente embaixo do travesseiro à espera da Fada do Dente. Mas a tradição muda de país para país. Veja só:
África do Sul
Nada de colocar o dente embaixo de travesseiro, na África do Sul eles vão parar nos chinelos, em troca de alguma moeda. Imagina só a expectativa das crianças ao receber algum dinheiro pelo dente que acabou de cair.
Espanha
O dinheiro não é o que motiva as crianças espanholas a deixarem seus dentes para o ratinho conhecido como "Raton Pérez". Elas gostam mesmo do presente que ele deixa, após abandonar a caixa de biscoitos onde vive com a companheira La Ratita Presumida para ir em busca do dente.
Itália
As crianças italianas acreditam tanto na Fada dos Dentes quanto no Rato dos Dentes, que é ajudante da fada. Por isso, elas deixam seus dentes embaixo do travesseiro ou debaixo da perna de uma mesa (os camundongos adoram passear pela cozinha, certo?). E há ainda as que acreditam que Santa Apolônia (padroeira das visitas ao dentista) é quem leva embora o dente, após visitar a casa da criança com sua carruagem feita de dentes e... puxada por ratinhos. Quanta imaginação!
Japão
Na terra do sol nascente a criançada joga os dentes no telhado da casa ou no próprio chão. E não há recompensas físicas. Apenas a crença de que dessa forma outros dentes crescerão no lugar.
França
Novamente o ratinho entra cena, dessa vez com o nome de La Bonne Petite Souris (O pequeno rato bom, em tradução livre), e deixa pirulitos ou doces em troca dos dentes deixados embaixo do travesseiro da criança.
Mongólia
As crianças mongóis não acreditam em fada ou rato. Segundo informações do British Dental Journal a tradição por lá é bem inusitada: elas colocam o dente num punhado de gordura e depois alimentam seus cães de estimação com ela. Acredita-se que com isso seus dentes serão tão fortes quanto o de seus cachorros. Nas casas onde não há cães, o dente é enterrado junto a uma árvore para que tenha raízes fortes.
Chile
Um presente cheio de afeto e história. É nisso que se transformam os dentes de leite das crianças chilenas, cujas mães guardam um por um e transformam em lindas pulseiras para os pequenos. Semelhante ao que acontece com os pingentes de dentes feitos no Brasil, mas por aqui eles costumam ser confeccionados por empresas próprias e não pelas mães.
Turquia
Os dentes de leite podem garantir ou prever a futura vocação de uma criança turca. Se o dente de leite for enterrado perto de um consultório médico, por exemplo, suas chances de seguir na profissão de médico aumentam. Já se for colocado perto de um estádio, ela pode se tornar um grande jogador. Sim, há crenças para tudo!
Alemanha
Apesar de comemorar o dia da Fada dos Dentes, que acontece em todo 22 de agosto, as crianças não fazem trocas. Elas mantém seus dentes guardados e ainda recebem dinheiro da fada. Espertas, não?!
Irlanda
A personagem folclórica Anna Bogle, uma jovem desobediente que estava brincando na floresta quando, acidentalmente perdeu o dente da frente, é a inspiração das crianças irlandesas quando o assunto é dente de leite. Acredita-se que como na lenda, Anna deixa um pedaço de outro em troca do dente perdido.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/11/quando-o-primeiro-dente-cai-tradicoes-pelo-mundo.html