Aquela soneca que o seu filho tira pode ser importante para ele se lembrar dos acontecimentos do dia a dia. Foi o que mostrou um novo estudo feito por pesquisadores do sono da Universidade de Massachusetts (EUA). Os neurocientistas chegaram à conclusão que os cochilos e o sono noturno atuam juntos para beneficiar a memória na primeira infância após analisar crianças de 3 a 4 anos, num teste de memória. Um efeito já conhecido do sono para adultos, mas agora comprovado também entre os pequenos.
No experimento, o grupo que havia tirado uma soneca no dia anterior mostrou ter mais lembranças das figuras apresentadas, em relação ao que não cochilou. Daí a importância de seguir a recomendação dos pediatras: crianças em idade pré-escolar precisam de 10 a 14 horas de sono por dia, incluindo os descansos diurnos. “Apesar de a soneca ter duração curta [de 30 minutos a 1 hora, em geral], exerce um papel fundamental não só na consolidação da memória, como também no aprendizado das crianças”, diz a pediatra e médica do sono Carine Petry, da Associação Brasileira do Sono.
A especialista lembra que os cochilos tendem a diminuir a partir dos 4 anos. Mas os benefícios dos bons hábitos na hora de dormir são para a vida toda.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Sono/noticia/2018/11/cochilos-na-primeira-infancia-podem-beneficiar-memoria.html