A picada da agulha é inevitável e acompanha os pequenos durante quase toda a infância. As mães tentam de tudo para amenizar o sofrimento, mas pesquisadores descobriram que, mesmo sem saber, elas carregam os remédios mais poderosos para o alívio da dor.
Especialistas acompanharam 80 recém-nascidos enquantro eles recebiam picadas para exames de sangue em seus pés. Foram testados dois diferentes métodos para o alívio da dor: água com açúcar e leite materno. Eles foram oferecidos de duas maneiras, enquanto os bebês estavam em um trocador e também enquanto estavam nos braços das mães.
Dessa forma, os pesquisadores conseguiram analisar as diferentes expressões faciais das crianças. Além disso, também foram analisadas as mudanças nos níveis de oxigênio no cérebro das crianças, o que que indica resposta de dor e alívio.
O estudo mostrou que a combinação entre uma bebida reconfortante e o abraço materno faz com que o bebê se sinta melhor rapidamente. "Clinicamente, o colo da mãe, em combinação com a amamentação, proporcionou melhor analgesia do que somente o leite materno ou somente a glicose", explica o autor do estudo, doutor Sergio Demarini, do Instituto de Saúde Materno-Infantil do IRCCS Burlo Garofolo, em Trieste.
O pesquisador acredita que a combinação de métodos funciona melhor devido ao fato de terem mecanismos de ação diferentes. Ou seja, os efeitos podem ser cumulativos.
A amamentação está associada com sentimentos positivos no cérebro do bebê, fazendo com que eles demonstrem pouco ou nenhum sinal de dor. "Como a grande maioria das mães amamenta os recém-nascidos nos primeiros dias de vida, isso faz da amamentação a estratégia perfeita", afirmou Harrison.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/noticia/2018/09/colo-de-mae-ajuda-aliviar-dor-dos-bebes-e-ciencia-comprova.html