O presidente da Tanzânia, John Magufuli, pediu que as mulheres parem de adotar um controle de natalidade, argumentando que só utilizam anticoncepcionais porque são preguiçosas demais para manter uma família. O posicionamento rendeu duras críticas dos legisladores e dos movimentos de mulheres.
Segundo o The Citizen, a fala foi parte de um comício no distrito de Meatu, no último domingo (9). “Aqueles que optam por um planejamento familiar são preguiçosos... Eles têm medo de não conseguirem alimentar seus filhos. Não querem trabalhar duro para alimentar uma família grande e é por isso que acabam com apenas um ou dois filhos", afirmou.
Ele ainda fez referência à Europa, que hoje estaria enfrentando problemas de mão de obra devido à queda da natalidade. “Vocês têm gado. Vocês são grandes fazendeiros. Vocês podem alimentar seus filhos. Por que então recorrer ao controle de natalidade? Esta é a minha opinião, não vejo razão para controlar nascimentos na Tanzânia”, defendeu.
A Tanzânia é um país da África oriental, com uma população de cerca de 53 milhões de pessoas. 49% delas vivem com menos de 2 dólares por dia, pouco mais de 8 reais. Em média, uma mulher lá tem mais de cinco filhos, taxa que está entre as mais altas do mundo.
Este não foi um caso isolado. Desde que foi eleito, em 2015, Magufuli propôs várias políticas controversas. No ano passado, ele sugeriu que as alunas grávidas fossem impedidas de continuar seus estudos depois de darem à luz, o que também causou grande comoção na mídia.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/09/presidente-da-tanzania-diz-que-mulheres-so-usam-anticoncepcional-porque-sao-preguicosas.html