Congelar alimentos é uma das principais maneiras de manter sua geladeira abastecida e de evitar o desperdício. O branqueamento é um processo importante para conservar melhor os vegetais que vão para o freezer. Legumes e verduras são muito ricos em nutrientes, que vão sendo eliminados ao longo do tempo pela oxidação natural.
A técnica consiste em interromper, por meio de choque térmico, o “envelhecimento” dos vegetais, fixando a textura, a cor e o sabor. O branqueamento impede que os alimentos que forem cozidos mais tarde escureçam e amoleçam demais. E é muito simples de fazer!
+ 5 dicas para montar um cardápio semanal
Coloque bastante água em uma panela sem tampa e deixe ferver até formar muitas bolhas. Adicione um condutor de calor (sal, ácido ou os dois, conforme a lista abaixo). Deixe cozinhar por alguns minutos até que o vegetal fique al dente. Então, retire-o da água e coloque imediatamente em uma bacia com bastante gelo e água, para que ele passe pelo choque térmico. Escorra e leve para o freezer, em potes ou saquinhos fechados.
O condutor de calor ideal para cada vegetal, de acordo com a cor:
- Verdes (Brócolis, ervilhas, vagens, espinafre) => SAL
- Amarelos e alaranjados (Batata baroa ou mandioquinha, pimentão, abóbora, cenoura, milho) => SAL
- Vermelhos e arroxeados (Beterraba, tomate, pimentão, berinjela) => VINAGRE OU LIMÃO
- Brancos (Couve-flor, batata) => SAL E VINAGRE OU LIMÃO
+ Importante: não utilize a mesma panela e a mesma água para branquear vegetais de cores diferentes. Como eles soltam cor, podem “tingir” uns aos outros.
+ Hortaliças, como couve, salsinha, cebolinha e coentro, podem ser picadas e congeladas cruas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2018/09/como-congelar-legumes-e-verduras.html