Setembro marca a chegada da primavera e, com ela, algumas doenças típicas da época voltam a aparecer. Veja quais são as mais comuns e o que você pode fazer para evitá-las:
Rinite e conjuntivite alérgica
O desabrochar das flores libera substâncias alergênicas no ar, como o pólen. Cuidar da higiene das mãos, especialmente antes de tocar o nariz, a boca e os olhos, ajuda.
+ 7 respostas sobre rinite alérgica
Escalartina
Causada por uma bactéria, a doença provoca o aumento das papilas gustativas da língua, manchas vermelhas pelo corpo e febre. Como se transmite por meio do contato de gotículas de saliva, a recomendação é evitar aglomerações e não compartilhar talheres ou copos.
+ Escarlatina: entenda o que é
Roséola
Comum entre os 6 meses e os 2 anos, a doença é provocada por um vírus e gera manchas vermelhas e febre alta. A transmissão ocorre de forma similar à escarlatina. É difícil evitá-la, então, caso seu filho apresente os sintomas, fale com o pediatra.
+ Roséola: saiba tudo sobre a doença
Catapora
Com o aumento da temperatura, o vírus causador da doença se torna mais ativo, por isso, o contágio tem seu pico entre setembro e novembro. Manchas vermelhas que coçam e febre alta são os principais sintomas do problema. A melhor proteção é a vacina.
+ Catapora: tudo o que você precisa saber sobre a doença
Fonte: Márcia Yamamura, especialista em infectologia pediátrica da Unifesp (SP)
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2018/09/doencas-mais-comuns-na-primavera.html