Você já ouviu falar em worldschooling? Várias famílias já são adeptas a essa nova maneira de educar, na qual o mundo é a escola. Esqueça grades curriculares, provas ou horários a serem respeitados. Aqui a rotina – ou a falta dela – é outra: as crianças aprendem sobre outras culturas na prática, vivendo na estrada ao lado da família. Ficou interessado em viajar por aí para que seu filho aprenda de outra forma? Confira mais algumas dicas antes de fazer as malas:
1) Planeje-se
É preciso se planejar financeira e profissionalmente. Se a viagem tiver um prazo determinado, dá para tentar uma licença ou voltar ao mercado depois. Se não, o ideal é pensar em ocupações que você possa exercer à distância. De qualquer forma, poupe.
2) Comece aos poucos
Se você não tem o costume de fazer viagens longas com as crianças, comece com
algumas menores e siga aumentando o tempo e a distância. Já na estrada, mantenha uma rotina mínima, com horários para comer e dormir, por exemplo.
3) Pense bem antes de tomar sua decisão
Reflita sobre qual prática de educação é melhor para sua família. Vale conversar
com a escola do seu filho ou procurar por métodos de homeschooling (existem inúmeros, inclusive de instituições americanas com material e tutor em português). A Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar) pode ajudar.
4) Pondere e pense sobre outras áreas de sua vida
Dependendo do tempo que for ficar fora, é preciso pensar na parte prática, como o que fazer com a casa onde moram: alugar, vender, tudo precisa ser analisado.
5) Faça do aprendizado um momento de diversão
Faça do momento “escola” algo mais leve e agradável, tanto para as crianças
quanto para os pais!
6) Converse e informe-se
Faça contato com outras famílias viajantes e grupos sobre o assunto pela redes sociais, além de se informar com entidades como o site worldtravelfamily.com.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2018/09/6-dicas-para-fazer-o-worldschooling-dar-certo.html