Os moradores da cidade de São Paulo agora têm à disposição um novo teste de detecção para o novo coronavírus. Desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de São Pauço (USP), o Covid-19-Genoma é um teste molecular rápido, capaz de apontar a presença do vírus por meio da saliva. Ele está disponível para a população da capital paulista desde a última terça-feira (1).
O novo sistema promete ser uma alternativa mais rápida, menos indolor e menos invasiva que o RT-PCR, teste hoje considerado referência para detectar se a pessoa tem o vírus ativo no organismo. Enquanto o RT-PCR usa swabs (cotonetes) para coletar material da nasofaringe, o novo teste da USP só depende que o próprio paciente cuspa uma pequena quantidade saliva num tubo de ensaio. Depois de fazer a coleta do material, o resultado do teste sai em até 24 horas.
“A grande vantagem é que a saliva faz com que a coleta fique muito mais simples. O resultado rápido também é um ponto positivo, porque você consegue começar o tratamento precoce e diminuir as chances de complicações”, explica o infectologista Edimilson Migowski, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Por enquanto, o Covid-19-Genoma estará disponível apenas na capital paulista. São duas opções de coleta: os pacientes podem fazer o teste em casa ou ir até o CEGH-CEL - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências da USP (Rua R. do Matão, 106 – Butantã). O teste custa R$ 90,00, se coletado na USP, e R$ 150,00, se feito em casa.
Na alternativa remota, cada pessoa recebe um kit com tubo de ensaio e álcool em gel, embalados em um saco plástico e armazenados em uma caixa. Basta abrir a embalagem, cuspir dentro do tubo de ensaio e lacrá-lo de novo. Depois, é só higienizar o tubo com álcool e colocá-lo novamente na caixa. O portador espera o paciente terminar a coleta para, então, levar o material de volta para o laboratório.
Num primeiro momento, o CEGH-CEL apenas disponibilizará o teste para 50 pessoas por dia. Por isso, os interessados devem fazer o agendamento pelo site do programa. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto.
Para Maria Rita Passos-Bueno, pesquisadora do CEGH-CEL da USP, o teste ajuda a democratizar o acesso ao diagnóstico da doença. “Conseguimos reduzir consideravelmente os custos finais do teste. Com isso, amplia-se o benefício para a população que poderá contar com uma opção mais acessível, segura e rápida de testagem”, diz.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/12/sp-tem-teste-rapido-de-covid-19-feito-com-analise-da-saliva.html