Cair e se machucar é bem comum na infância. Que pai ou mãe nunca teve que sair correndo para socorrer o filho, depois de um acidente? No entanto, é preciso estar atento! Alguns ferimentos podem se tornar casos graves. Foi o que aconteceu com uma mãe australiana. Segundo informações do Daily Mail, ela fez um relato, de forma anônima, contando que seu filho, de 8 anos, contraiu uma infecção grave após uma queda no zoológico.
"Tenho certeza de que há outros pais que também não saberiam sobre isso e a única razão que eu sabia é porque aconteceu com o filho de uma amiga há dois anos e ela compartilhou", disse a mãe, que postou uma foto do braço do filho com uma linha vermelha. Quando soube do acidente, ela ligou para a escola para se certificar que o menino tinha feito a higienização corretamente. No início, as feridas da criança não pareciam estar infectadas, mas a mãe ficou preocupada, porque elas foram ficando cada vez maiores e apareceu uma linha vermelha no braço do garoto.
Assustada, ela decidiu procurar um médico e acabou descobrindo que o filho estava com um quadro sério de linfangite, que é quando há uma infecção dos vasos linfáticos e ela atinge a corrente sanguínea, ocasionando uma complicação chamada sepse. "Felizmente, os antibióticos estão funcionando e ele está bem. Se você notar essa linha vermelha saindo de um ferimento, faça com que seu filho seja examinado imediatamente", ela alertou.
O QUE É A LINFANGITE?
A linfangite é uma inflamação ou infecção dos vasos linfáticos. A pediatra Lílian Cristina Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que os vasos linfáticos são responsáveis por drenar o líquido que não está nem dentro das nossas células e nem dentro dos nossos vasos sanguíneos. A rede linfática, assim, leva essas substâncias de volta para a corrente sanguínea.
Mas, o que acontece se ocorre uma inflamação? A pessoa irá acumular líquidos e irá apresentar edemas —inchaços causados pelo excesso de líquidos. Esse quadro pode acontecer por meio de uma pancada, por exemplo. Quando a criança se machuca, ela acaba rompendo a barreira da pele, que a isola do meio externo. Dessa forma, um agente infeccioso, normalmente uma bactéria, encontra a porta aberta para entrar no organismo.
A bactéria pode causar a inflamação dos vasos linfáticos e provocar, vermelhidão no local machucado, bolhas na pele, dor, inchaço e queimaduras. Em alguns casos, a violência do agente infeccioso é tão grande que a linfangite pode evoluir para um quadro de sepse, quando a infecção atinge outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea.
Um outro sintoma da linfangite é o aumento dos linfonodos — popularmente conhecidos como ínguas. Segundo a pediatra, os linfonodos funcionam como uma estação de tratamento dos vasos linfáticos, porque possuem uma grande quantidade de células de defesa. Quando ocorre uma infecção, eles respondem aumentando de volume, podendo ocasionar um caroço no joelho ou virilha, por exemplo.
Se seu filho de machucar, o primeiro passo é lavar o ferimento com água corrente e sabão ou sabonete. No entanto, é preciso observar! Em casos de inchaço, vermelhidão e dor, consultar um pediatra. E se o machucado evoluir para feridas maiores e começar apresentar bolhas, é necessário procurar imediatamente o pronto-socorro. "Os pais devem ficar sempre de olho em qualquer ferida ou machucado que seu filho tenha. Um ferimento pode ser uma porta de entrada para infecções potencialmente graves, como a linfangite", diz a pediatra.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/12/mae-faz-alerta-machucados-podem-se-tornar-infeccoes-serias.html