Responsável por criar doces para famosas como as atrizes Mariana Ximenes e Claudia Raia, a confeiteira e autora da Enciclopédia dos Bolos, Otávia Sommavilla (SP), foi para a cozinha muito cedo. "Gosto da confeitaria desde a infância e sempre fiz bolos com a minha mãe. Acabei fazendo faculdade de direito até que descobri que não era isso que queria", conta.
Ex-estagiária da chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, Otávia fez vários cursos de confeitaria para aperfeiçoar suas técnicas e começou a fazer doces para eventos corporativos, festas, casamentos e não parou mais. Embora goste de tudo nessa área da gastronomia, sua paixão sempre foi o bolo. "Ele tem um significado muito bonito porque simboliza a celebração de uma festa, de um encontro entre amigos, de um café da manhã em família... É uma receita que tem memória afetiva porque é sempre especial fazer um bolo para alguém", diz.
+ Pandemia: brasileiras passaram a cozinhar mais e abandonaram dietas, diz pesquisa
Em sua enciclopédia, que foi lançada durante a pandemia, pela editora Melhoramentos, ela mescla mais de 240 receitas de bolos, do simples ao sofisticado e garante que seguindo a receita à risca, qualquer pessoa consegue ter sucesso com o doce. Segundo Otávia, o bolo é como uma fórmula química e para ele dar certo basta seguir três regras:
1. Coloque os ingredientes na medida certa. Respeitar a quantidade correta de cada ingrediente faz toda a diferença;
2. Tenha formas apropriada para o tamanho do bolo. E, atenção! Nunca encha demais a forma porque o peso da massa impede o bolo de crescer e ele pode ficar "solado".
3. Invista em um bom forno. Veja sempre com um técnico se a regulagem do seu eletrodoméstico está boa e se a temperatura mostrada no painel está correta.
+ 7 dicas para seu filho aprender a comer bem - e com prazer!
Como mãe de uma menina de 4 anos, Otávia sempre se preocupou com a alimentação da filha para que seja o mais equilibrada e saudável possível. Ela segue a tradição da família e leva a filha desde cedo para a cozinha. "A Elisa já sabe quebrar os ovos, despejar a farinha... Acho importante ela saber como as receitas são feitas. Assim como acho importante levá-la ao supermercado e à feira para que saiba como o alimento é produzido e de onde ele vem", diz.
Segundo Otávia, na casa dela não existe restrição. "Eu nunca proibi nada. Muitas vezes, a Elisa quer experimentar um doce e eu deixo. Vejo que depois de uma ou duas garfadas, ela já não quer mais. Ela sabe que o doce está sempre estará ali e, desta forma, estamos conseguindo equilibrar a alimentação dela numa boa. Acho que o segredo para uma boa alimentação passa pela variedade dos alimentos oferecidos e na não proibição de nada", diz.
Rodeada de sobremesas e quitutes o tempo todo, engana-se quem pensa que ela come doces todos os dias. "Tudo na vida é equilibrio. Durante a semana, gosto de uma alimentação vegana e natural. Claro que, como confeiteira, eu tenho que experimentar pequenas porções e isso já basta. Prefiro guardar um doce bem elaborado para uma ocasião especial ou para os finais de semana", finaliza
.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2020/12/ingredientes-na-medida-uma-forma-correta-e-um-bom-forno-sao-cruciais-para-fazer-qualquer-bolo-dar-certo-ensina-confeiteira-das-famosas.html