Tuesday, August 11, 2020

Seu filho é obcecado por dinossauros? Paleontólogos dão dicas de como transformar essa paixão em aprendizado

Dinossauros podem ajudar no aprendizado das crianças (Foto: Pexels )

 

Paixão pelos dinossauros! Há muitos pais que já viram ou ainda estão vendo os filhos passarem por essa fase. A boa notícia é que essa obsessão pelos dinossauros pode contribuir para o aprendizado dos pequenos. Segundo o The New York Times, os paleontologistas dizem que os pais deveriam incentivar as crianças a brincar com os dinossauros, pois isso seria a porta de entrada para elas desenvolverem o gosto pela ciência. 

Cheri Johnson, que vive em Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que os dinossauros eram a solução para levar seu filho, o pequeno Evan, de um ano, para a creche sem chorar. Todo dia, era uma luta, porque o bebê chorava o dia inteiro. Então, uma manhã, ela decidiu espiar seu filho pelo vidro da porta da escola e percebeu que outras crianças estavam tentando consolá-lo. "Eles foram até a estante e trouxeram dinossauros para ele”, disse a mãe. “Ele brincou e parou de chorar. Eu nunca soube que ele gostava tanto assim de dinossauros". 

A partir de então, tudo que o pequeno Evan queria era de dinosauro: lençóis, travesseiros, endredom, papel de parede e vídeos. Até mesmo quando ele estava em processo de alfabetização, sua mãe colou na parede imagens de um livro do alfabeto, inspirado nos nomes dos dinossauros. “Ele conhecia o Anquilossauro, o Brontossauro, o Compsognathus, o Diplodocus". 

Quer receber as notícias da CRESCER pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número (11 98808-7558) na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.

Segundo a mãe, Evan era um garoto tímido que falava muito pouco. Mas, quando ia ao Museu de Chicago se transformava. "Quando ele foi ao museu e viu os dinossauros, ele não gaguejou. De forma alguma", diz ela.

Após vários anos e depois de assistir a alguns filmes, como o popular Jurassic Park, Evan Johnson acabou tornando-se paleontólogo e já está concluindo seu mestrado na Universidade Estadual de Oklahoma. Ele estuda a evolução do comportamento alimentar dos tiranossauros, os carnívoros que incluem o Tyrannosaurus rex, o Albertosaurus e o Gorgosaurus. Evan diz que sua mãe o incentivou a escolher sua carreira. “Ao longo da minha infância, ela estimulou minha paixão pela paleontologia”, disse. 

Assim como Evan, muitas crianças são apaixonadas por dinossauros. No entanto, essa obsessão costuma diminuir na adolescência. Se você tem uma criança obcecada por dinossauros em casa, o paleontólogo aconselha que esse é o momento de estimular a curiosidade dela. Mesmo que seu filho não se torne paleontologista no futuro, ele pode se interessar mais por temas científicos. 

Evan costuma dizer às crianças, por exemplo, que o T. rex não rugiu. “Eles não tinham laringe ou caixa vocal como os mamíferos”, ele conta. Em vez disso, eles provavelmente emitiram um som gutural. “Pense em um pato gigante com raiva”.

Para saber como lidar com cada fase do seu filho, da briga para dormir, comer até o que fazer na hora da birra, cadastre-se na nossa Newsletter.

COMO BRINCAR DE DINOSSAURO COM AS CRIANÇAS?

Uma ideia é levar os pequenos para um tour virtual nos museus, para ver a coleções de fósseis que eles abrigam. O Smithsonian e o Museu de História Natural do Condado de Los Angeles são algumas das opções para mostrar ao seu filho. Reserve um tempo para compartilhar fatos divertidos sobre os dinossauros com ele. 

Amy Atwater, paleontologista no Museu das Montanhas Rochosas, em Montana (EUA), sugere que os pais respondam às dúvidas dos filhos com mais questões. Isso os faz pensar e os ajuda a desenvolver hipóteses e maneiras de testar seus palpites. “Essencialmente, você os está preparando para o método científico, o que é ótimo para o futuro.”

A especialista adora compartilhar curiosidades com as crianças. Uma delas é que o T. rex tinha a boca cheia de dentes ferozes e, se perdesse um dente, ele voltaria a crescer. A paleontóloga explica que possível usar as pesquisas sobre o T. rex para apresentar o debate científico às crianças. Alguns paleontologistas acham que a gigantesca máquina de matar estava coberta de penas fofas; outros argumentam que era principalmente escamoso. 

A paleontologista Victoria Arbour sugere que os pequenos criem pegadas fossilizadas. Para isso, basta pegar um pouco de massinha de modelar, achatá-la em um disco e fazer seu filho andar com um de seus brinquedos de dinossauro por ela. “Se você deixar isso secar é basicamente um fóssil das pegadas", disse a especialista. 

Já a paleontologista Phoebe Cohen indica usar os dinossauros para falar sobre a ideia de extinção. “Não é assustador para crianças de 3 anos falar sobre uma pedra gigante caindo do céu”, disse ela. É particularmente pertinente, à medida que mais e mais plantas e animais são extintos em todo o mundo. “Para esta geração, é algo com que eles terão que lidar e enfrentar, então, apresentar esse conceito a eles agora é algo positivo.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/08/seu-filho-e-obcecado-por-dinossauros-paleontologos-dao-dicas-de-como-transformar-essa-paixao-em-aprendizado.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!