O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que o país se tornou o primeiro do mundo a aprovar uma vacina contra a covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, a vacina está na fase 1 de testes, e seria preciso chegar à fase 3 para obter o registro. A última atualização do acompanhamento da OMS é de 31 de julho.
Ainda segundo a OMS, a vacina produzida na Rússia pelo Instituto Gamaleya de Moscou é uma das 26 vacinas candidatas em avaliação clínica. Outras 139 vacinas candidatas estão em avaliação pré-clínica.
A aprovação da vacina na Rússia ocorre depois de menos de dois meses de testes em humanos, e apesar da desconfiança da comunidade científica, Putin reafirma sua segurança e espera que o país comece a produzir em massa a vacina em breve. “Sei que funciona de maneira bastante eficaz, forma uma forte imunidade e, repito, passou em todos os testes necessários”, disse Putin, segundo a agência Reuters.
De acordo com o Instituto Butantan, o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma nova vacina depende de 4 fases. Na fase 1, é feita uma avaliação preliminar para demonstrar a segurança da vacina; na fase 2, o estudo é ampliado para a checagem de sua capacidade de proteção; a fase 3, que serve para comprovar a eficácia da vacina, é a última antes do registro sanitário. e só depois, na fase 4, a vacina é disponibilizada para a população.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/08/putin-anuncia-aprovacao-de-1-vacina-contra-covid-19-na-russia.html