Prestes a completar 37 anos, a blogueira australiana Constance Hall contou ao site Mamamia sobre os atalhos que usa para “sobreviver” à rotina com 7 filhos. Ela vive com os quatro filhos de seu primeiro casamento - Billie-Violet, Arlo Love, e os gêmeos Rumi e Snow – o pequeno Raja, seu filho com o marido Denim Cooke, e os dois filhos do relacionamento anterior de Denim - Zeyke e Sunny. As crianças têm entre 2 e 18 anos.
“Me preocupa que passemos tanto tempo tentando manter tudo perfeito, e perdemos as coisas importantes. Você tem a opção de se julgar pelo amaciante com cheiro floral, bolos caseiros e pisos impecáveis, ou relaxar, rir um pouco mais alto, aumentar a música e amar seus filhos um pouco mais”, defende a mãe de sete.
Para garantir um convívio familiar saudável e a própria “sanidade”, como ela mesma diz, Constance conta que usa alguns atalhos.
Veja 5 “dicas” que a mãe compartilha para um dia a dia mais leve:
Banho todos os dias?
"Eles não precisam tomar banho todos os dias. Muitas vezes, eles podem pular essa parte da rotina, se está deixando todo mundo triste. Pular um banho noturno ou um banho matinal algumas vezes por semana não os matará", defende.
Jantares pique-nique
Para Constance, o jantar não precisa ser tão estressante. "Comer deve ser uma das coisas agradáveis que você compartilha com seus filhos, não um borrão de lembranças raivosas. Portanto, se eles não jantarem, não se estresse, tente outra coisa, continue tentando ou deixe ele comer o macarrão comum e o molho de tomate", diz.
Uma opção, então, para tornar o ambiente mais leve são os "pique-niques", dentro e fora de casa, além de abrir mão dos pratos e talheres. "Os pratos são a pior parte do jantar. Em outras culturas, todo mundo come com as mãos do mesmo prato. Costumo colocar uma pilha enorme de legumes junto com outro prato de carne fatiada ou o que você estiver fazendo."
Dobre você mesmo
E as roupas? O que fazer com roupas de sete crianças? "Vá e pegue aqueles enormes baldes coloridos em todas as cores diferentes, rotule-os para os seus filhos e jogue as roupas de cada criança no balde. Se eles querem dobrá-los, eles mesmos podem fazê-lo", explica a mãe.
Fones de ouvido
Constance também conta que aprendeu a filtrar os pedidos dos filhos. "Não consigo responder às 400 perguntas por dia de seis crianças diferentes. Eu simplesmente não posso. Então eu bloqueio isso. Eu até coloco fones de ouvido e digo a eles: 'Mamãe está se divertindo'. Alguns chamam isso de 'ignorar', e acredito que levitei a um estado espiritual em que não os ouço brigando ou chorando por mim."
Fim de expediente
A mãe também estipula um horário para "encerrar seu expediente", em torno de 19h30. "A partir desse horário, tudo que eles precisarem, que não seja uma emergência, depende deles. Eu não sou a mãe; Eu não estou aqui. Eu não sou sua escrava, sou apenas a estátua de uma mulher que há uma hora limpou o traseiro deles e agora está bebendo vinho conversando no telefone com a irmã dela."
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/08/preguicosa-mae-de-7-fala-da-rotina-sem-banhos-diarios-e-com-jantares-pique-nique.html