Escolas fechadas e adultos trabalhando de casa. A quarentena trouxe um rearranjo na rotina das famílias e intensificou a convivência entre pais e filhos. Além de precisarem encontrar novas formas de distrair as crianças, já que as atividades de ensino a distância demandam um tempo muito reduzido em comparação às aulas presenciais, os pais também tiveram que reorganizar suas práticas de trabalho para encaixá-las nas outras atividades cotidianas.
Com tudo acontecendo sob o mesmo teto, os laços vêm se estreitando ainda mais e os homens têm encontrado formas de exercer uma paternidade mais ativa do que quando precisavam passar horas no escritório. “Você acaba pegando nuances do dia a dia que não conseguiria se não estivesse junto dessa maneira”, comenta Diego Costa, gerente de perfumaria de O Boticário, pai de Mateo, de 8 anos, e Benício, de 5.
Antes da quarentena, ele saía para trabalhar às 8 horas e só voltava no fim do dia. Quando conseguia, buscava os meninos na escola, mas essa função ficava mais por conta de sua esposa, Thays Beleze, que já fazia home office. “Sempre tomamos café da manhã e jantamos juntos, mas à noite estava muito cansado para interagir de maneira mais ativa”, conta o executivo.
Além das refeições, o único momento de lazer diário em família costumava ser assistir à TV antes de dormir – normalmente um programa que os pais também curtiam e instigava a curiosidade das crianças, como documentários. Nos últimos meses, porém, novos momentos de interação têm surgido. “Entre os respiros das reuniões, tenho conseguido fazer mais coisas com eles, como ensinar meu filho mais novo a andar de bicicleta sem rodinha ou ajudá-los a montar uma peça de Lego que não está encaixando”, compartilha Diego.
MAIS INTIMIDADE
Nesse tempo em casa, o gerente de perfumaria também encontrou uma forma de engajar os filhos no seu ofício. “Eles falavam que eu trabalho demais e decidi que precisava rever essa opinião”, conta. Como parte essencial da sua profissão, Diego tem recebido em casa amostras de propostas de fragrâncias a serem lançadas para avaliar e os meninos estão adorando.
“Está sendo superpositivo. Peço para eles sentirem o aroma, falarem o que os faz lembrar, quais sensações traz. Outro dia, um deles até me perguntou se eu não tinha nada para cheirar [risos].” Como consequência disso tudo, Diego conta que tem sentido Mateo e Benício mais carinhosos com ele. “Sinto mais proximidade, mais intimidade. Esse é um ponto bem legal.”
Eduardo Suppion, psicólogo especialista em psicoterapia breve psicanalítica com aprimoramento em casal e família pelo Instituto Sedes Sapientiae, acredita que essa convivência maior pode abrir uma interação mais emocional dos homens com os filhos, e as crianças sentem a diferença. “A palavra circula. Fica mais fácil para a criança falar sobre sentimentos e dificuldades. Pode promover um melhor diálogo e várias experiências de acolhimento.”
Para o psicólogo, a quarentena fez com que o pai não fosse mais aquela pessoa que só aparece em determinado momento do dia, ele agora participa ativamente da rotina. “Muitos clientes falam que sentiam dificuldade de se aproximar dos filhos quando chegavam do trabalho e agora já acordam brincando, fazem aulas juntos. Os pais se sentem gratos por poder proporcionar essa experiência”, compartilha.
DIA DOS PAIS
Dentro desse novo contexto, O Boticário acredita que a celebração do Dia dos Pais terá um encanto especial este ano e quer fazer parte disso. Sua nova campanha celebra justamente essa força que a paternidade ativa vem ganhando nos últimos meses. “A mensagem principal é universal: amor entre pais e filhos. Cada família tem uma dinâmica distinta para fazer com que esse amor se manifeste. No Boticário, acreditamos em todas elas”, comenta Gustavo Fruges, diretor de comunicação da marca.
Além de ser uma homenagem feita com muito carinho, as expectativas são de que a campanha também sirva de suporte para quem ainda está se adaptando a essa nova forma de relação. “Como pai que busca um mundo melhor para a minha filha, tenho a ambição também de que a campanha contribua para promover essa conversa sobre a paternidade ativa onde ela ainda for necessária. E que nos ajude a refletir sobre como podemos ser homens e pais ainda melhores”, complementa.
Gustavo destaca também que, em um cenário de tantas incertezas e angústias como agora, um momento de autocuidado e amor-próprio em casa é muito valioso. “Nossos produtos entram nessa rotina como aliados para proporcionar isso. Mais do que cremes ou fragrâncias, a gente busca levar afeto para as pessoas em potinhos.” As boas memórias em família são ultrapositivas para a formação das crianças e para o bem-estar de todos e O Boticário contribui para esses momentos felizes. “Queremos que aquele ritual, aquele produto, faça parte de uma lembrança que vai ficar para sempre”, finaliza.
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