Monday, August 3, 2020

"Colocamos a mão na massa", diz Liah Soares sobre o quarto do bebê

Liah Soares e o marido, Carlo (Foto: Renata Sobral)

 

Liah Soares, 40 anos, está na reta final da gravidez, com 36 semanas. Maria Liz deve nascer em agosto. A experiência certamente está sendo bem diferente do que ela imaginava, mesmo assim, a cantora e o companheiro, o ator Carlo Porto, fizeram questão de fazer chá-revelação e chá de bebê online para reunir virtualmente a família, amigos e fãs. Em entrevista à CRESCER, Liah falou sobre a expectativa da chegada da filha, os preparativos, os medos em relação à pandemia e também contou sobre a vida profissional. Recentemente, ela foi convidada por Roberto Carlos para gravar um dueto. A música deve embalar a nova novela do horário nobre da Rede Globo. 

+ Joaquim, filho de Camilla Camargo, completa 1 ano: "Só nós"

C: O primeiro filho sempre vem acompanhado se uma ansiedade, mas, no seu caso, ainda há a pandemia. Como você está e quais são suas maiores preocupações?
L: Sim! Sempre há aquela ansiedade e friozinho na barriga por sermos "marinheiros de primeira viagem" (risos), são preocupações básicas de como cuidar, amamentar e educar um novo ser que agora depende da gente. Isso tudo traz à tona várias questões que antes talvez não passassem pela nossa cabeça. E a pandemia trouxe uma nova preocupação para o mundo, naturalmente, eu, grávida, me sensibilizei com tudo isso, mas tento me manter no presente, pensar em como posso fazer para encarar essa situação, em como agir agora para colher um futuro melhor. É responsabilidade de todos refletir sobre esse novo normal e o motivo de estarmos passando por isso. O mundo está doente e precisamos mais do que nunca pensar coletivamente.

C: Vocês realizaram o chá-revelação pelas redes sociais e, recentemente, o chá de bebê. Como foi?
L: Essa pandemia mudou a forma das pessoas se relacionarem, né? Tivemos que nos adaptar e nos abraçar virtualmente pra enfrentar tudo isso juntos. É até uma forma de manter a saúde mental, pois o ser humano é, por natureza, um ser social. Apesar de nos resguardarmos ao máximo em casa, eu e Carlo decidimos que não deixaríamos de celebrar a vida da nossa filha por conta dessa situação complicada, então, fizemos o chá-revelação, chá de bebê, tudo virtual, e sentimos uma alegria imensa ao perceber que estávamos celebrando com nossa família e amigos esse momento, mesmo que através de uma tela. Trazendo, de certa forma, um frescor e esperança na continuidade da vida.

Liah Soares espera a primeira filha (Foto: Renata Sobral)

 

C: Conseguiram fazer o enxoval? De que forma?
L: Demoramos para começar a preparar o enxoval dela porque achávamos que a pandemia iria passar muito mais rápido, e queríamos fazer da forma tradicional: escolher nas lojas, ver pessoalmente todos os detalhes... Mas, em seguida, compreendemos que tínhamos que nos virar de outra forma e, então, partimos para as pesquisas em sites. Graças a Deus, a internet está aí também para nos ajudar. Em relação ao quartinho dela, simplificamos ao máximo. Desistimos de fazer o projeto inicial que precisaria de uma obra. Evitamos chamar pessoas para trabalharem aqui em casa, pesquisamos muitos tutorias e colocamos a mão na massa, literalmente. Adaptamos o armário que já tínhamos, eu só adesivei e troquei os puxadores. Carlo pintou as paredes e não é que o resultado ficou bom? Acho que até mais especial e significativo porque tudo tem a nossa mão e nosso amo. Curtimos muito cuidar de cada detalhe do nosso jeito.

+ Quarentena: "Ele está sentindo muita falta dos amigos", diz Danni Suzuki sobre o filho

C: Como você se sente por estar vivenciando a chegada de um filho em meio a uma pandemia? Como tem encarado essa experiência?
L: No começo da pandemia, fiquei com medo. Era tudo muito novo e ninguém sabia direito o que o vírus poderia trazer de complicações para o feto numa gestação. O medo foi mais pela minha filha, que eu estava gerando, do que por mim. Incrível como o instinto materno vem imediatamente. Obviamente, também fiquei apreensiva com o Brasil e nossos problemas sociais que já são tão grandes e mais ainda diante de uma pandemia... Depois, me policiei o busquei fazer bastante meditação e me acalmar; eu não poderia mudar essa situação, mas eu poderia mudar a forma como eu ia passar por tudo isso. Mais uma vez, pensando muito na vida que eu estava gerando e que não seria saudável passar sentimentos pesados e ruins pra ela. Carlos e eu nos comprometemos a enfrentar isso juntos, no nosso lar, e enxergar o lado positivo de estarmos em casa e podermos curtir juntos cada momento dessa gravidez. 

C: Como tem aproveitado a quarentena?
L: Tento me organizar pensando em 4 pilares que trazem uma qualidade de vida melhor: sono, alimentação, exercícios e silêncio. Agora, a barriga já está pesando mais, mesmo assim, procuro fazer alguns exercícios indicados para a região pélvica e respiração, que vão me ajudar bastante na hora do parto. Procuro me alimentar melhor e de forma natural. Essa rotina ajuda a ter também uma qualidade de sono melhor. Sobre silêncio, é no sentido de ter um tempo para espiritualidade. Tiro pelo menos duas horas do meu dia para meditar, fazer minha oração e ouvir música clássica pra minha bebê. Às vezes, eu mesma toco um pouco de violão pra ela.

+ Fisioterapia pélvica: a técnica praticada por famosas na gravidez

C: Já planejou o parto? Como imagina que será?
L: Estou me preparando com exercícios pélvicos e psicologicamente para ter um parto normal e o mais humanizado possível. Sei que é um desafio para a mulher, a dor é algo que acontece mesmo, mas quero passar por tudo isso com a maior leveza possível, acompanhada por uma doula e por mulheres fortes ao meu lado, que fazem parte da equipe médica. Carlo, como pai, tem um papel muito importante e me sinto mais segura por ele estar ao meu lado durante todo o pré-natal. Sei também que ele será fundamental para me dar  força no momento do nascimento dela. O parto é um renascimento, a partir dali sei que renascerei mãe e Carlo, como pai. Me sinto grata por viver essa passagem tão importante nas nossas vidas. 

C: Como está sua vida profissional? Precisou adiar planos por conta da pandemia?
L: Tenho um dueto com Roberto Carlos que estará na trilha-sonora de "Um Lugar ao Sol". A música se chama "A Cor do Amor", e o lançamento foi adiado por conta da pandemia. Ficou para o ano que vem. Atualmente, estou lançando, aos poucos, o meu cd "Infinito", produzido em parceria com Zeca Baleiro. É um álbum genuinamente acústico, onde as canções são valorizadas com poucos instrumentos e músicas autorais. É um disco intimista, praticamente um retorno à minha essência criativa, já que no meu projeto anterior (DVD ao vivo no Theatro da Paz), fizemos algo muito grandioso com orquestra e big band, num teatro clássico e pomposo na minha terra, em Belém. Acho que todo artista passeia por períodos cíclicos e toda essa intimidade tem a ver com o meu momento de vida também, de querer mostrar algo com pouca produção, um canal direto com meu público. Estou sentindo um retorno maravilhoso em relação a esse disco, com a repercussão da primeira música lançada num dueto com o próprio Zeca, em março: “ A Proposta” , “Baião a dois”, a “Bossa Diluviana”, e agora estamos nos preparando para lançar mais um single do álbum no início de agosto. Estou adiantando o máximo que posso agora.

+ Luiza Possi: "Tenho medo de trocar fralda. Não sei se sentirei nojo, se ele vai fazer xixi na minha cara, se vou colocar a fralda errada"

Liah e Carlo (Foto: Renata Sobral)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/08/colocamos-mao-na-massa-diz-liah-soares-sobre-o-quarto-do-bebe.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!