Wednesday, June 17, 2020

O que o Centro de Controle de Doenças dos EUA diz sobre a propagação do coronavírus?

Mãe colocando máscara estampada na filha (Foto: Pexels)

 

O Centro norte-americano de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês, publicou nesta terça-feira (16) orientações sobre como o coronavírus se espalha. O documento reforça a necessidade de distanciamento e do uso de máscaras.

Uma mensagem, porém, que circula nas redes sociais e é atribuída ao CDC, na qual são citados ambientes e situações em que o risco de contaminação seria baixo e uma suposta carga viral necessária para o contágio, não existe no site da entidade (veja abaixo a possível origem da mensagem).

De acordo com as diretrizes do CDC, o coronavírus se espalha principalmente através do contato próximo entre as pessoas – menos de 1,5 metro de distância - inclusive entre aquelas que não apresentam sintomas.

A transmissão, ainda segundo o CDC, ocorre através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. “Essas gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente ser inaladas pelos pulmões”, diz o documento.

As evidências apontam, também de acordo com o Centro, que esse vírus se espalha mais eficientemente do que a gripe.

Outra destaque da entidade: é possível que uma pessoa se contamine tocando em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos, embora essa não pareça ser a principal forma de propagação do vírus.

Até este momento, o risco de a Covid-19 passar de animais para pessoas é considerado baixo, mas há evidências de que o vírus pode passar de pessoas para animais em algumas situações.

Como se proteger, segundo o CDC?

- Mantenha uma boa distância social (cerca de 1,5 metro ou o equivalente a dois braços de distância);

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool;

- Limpe e desinfete rotineiramente as superfícies tocadas com mais frequência;

- Cubra a boca e o nariz com um pano quando estiver perto de outras pessoas.

Origem da mensagem atribuída ao CDC

Os dados referentes à carga viral e ambientes em que supostamente o contágio seria menos provável parecem ter origem em um texto do biólogo Erin Bromage, publicado em maio em seu blog.

Em seu texto, Bromage relaciona o risco de infecção ao tempo de exposição e à quantidade de partículas de vírus no ar, o que varia em caso de tosse, espirro ou de uma conversa, e também teria diferentes relações em um ambiente fechado e em um ambiente aberto. 

Apesar de ter opiniões específicas sobre a disseminação do coronavírus, o próprio Erin Bromage recomenda que sejam adotadas as orientações do CDC.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/06/o-que-o-centro-de-controle-de-doencas-dos-eua-diz-sobre-propagacao-do-coronavirus.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!