Na correria do dia a dia, muitas vezes é difícil perceber como as necessidades da família mudam aos poucos conforme as crianças crescem, mas a equipe do site americano Quartz, focada em jornalismo de dados, criou gráficos que deixam claro como essa transformação acontece.
Os analistas utilizaram informações de uma pesquisa a nível nacional feita pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos. Nela, os participantes responderam entre 2005 e 2018 a um questionário pedindo que apontassem as atividades realizadas com os filhos nas últimas 24 horas.
Os dados mostram de forma clara a transformação nas interações entre filhos e pais da infância a vida adulta. No começo, os adultos dedicam várias horas a cuidados básicos, especialmente no primeiro ano, o que vai sendo substituído por tempo para brincadeira, o que demanda maior dedicação quando os pequenos tem 2 anos e depois decai. Por sua vez, assistir filmes, fazer as refeições em conjunto e conversar são ações a que os pais investem parcelas cada vez maiores do tempo conforme os filhos ficam mais velhos.
Enquanto a porcentagem de tempo dos pais destinada a fazer compras com os filhos, lavar as roupas dos pequenos e preparar alimentos se mantém estável ao longo dos anos, a parcela de tempo dedicada a levar as crianças até algum lugar é de quase 10% até os 15 anos e depois cai de forma drástica aos 16 - idade em que os americanos podem se habilitar para dirigir.
Quando os filhos tem entre 6 e 16 anos, os pais gastam parcelas maiores do tempo com as crianças ajudando-as com a lição de casa do que em qualquer outra fase da vida. E, aos 20, ocorre o ápice dos períodos dedicados a eventos em que a família inteira está presente.
Os gráficos comprovam o que muitas famílias já sabem na prática. Conforme as crianças crescem o trabalho braçal diminui naturalmente, mas não custa nada incentivar a autonomia desde cedo. Estudos comprovam que quando pais oferecem suporte, mas permitem que os filhos realizem atividades por conta própria, os pequenos se tornam melhores na resolução de problemas, capacidade concentração e velocidade no raciocínio.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2020/01/veja-como-atividades-em-familia-mudam-conforme-os-filhos-crescem.html