Quando deixou o filho Landon, de 7 anos, no aeroporto para que ele fizesse a primeira viagem de avião sozinho para visitar o pai, a estadunidense Alexa Bjornson estava preocupada com o tratamento que o menino receberia de seus companheiros de viagem. Landon tem autismo de alta funcionalidade e, apesar de se sentir confortável em aviões, costuma perguntar repetidamente durante o trajeto: “está chegando?”.
Alexa sabia que a viagem de Landon, de Las Vegas para Portland, duraria pouco mais de duas horas, então decidiu escrever uma carta para que o menino entregasse ao passageiro que sentasse do seu lado. “A carta dizia que ele tem autismo de alta funcionalidade, e que ele poderia ficar nervoso e perguntar ‘está chegando?’ muitas vezes. Pedi, por favor, que a pessoa fizesse ele se sentir seguro e confortável e coloquei 10 dólares dentro do envelope", escreveu Alexa em uma post nas redes sociais.
Vinte minutos depois de o avião de Landon pousar em seu destino, Alexa recebeu no celular uma mensagem do companheiro de viagem do menino que a deixou emocionada. O texto, acompanhado de uma foto dos dois, dizia: “Olá Alexa. Meu nome é Ben. Eu era vizinho de assento de Landon no voo dele para Portland. Ele realmente perguntou se estávamos chegando várias vezes, mas foi um ótimo companheiro de viagem. Nos divertimos e jogamos algumas rodadas de pedra-papel-tesoura. Ele é um ótimo garoto e você é uma mãe sortuda. Eu agradeço os 10 dólares, mas não são necessários. Doei para a autism-society.org em homenagem a Landon. Tenha um ótimo dia”.
No Facebook, Alexa fez um post público agradecendo a atitude do desconhecido. ”Sou muito grata ao Ben e ao fato de ainda existirem pessoas gentis no mundo que tentam fazer a diferença assim como eu. Muito obrigada!”, escreveu. O post de Alexa sobre a história já foi compartilhado mais de 17 mil vezes.
Confira o post original (se não conseguir visualizar, clique aqui):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/07/gentileza-de-passageiro-que-viajou-ao-lado-de-menino-autista-conquista-internet.html