O bebê nem bem nasceu e todos os pensamentos já estão voltados para a chegada do novo membro da família. Durante o puerpério todas as atenções são só dele. Quando você se dá conta, já é o primeiro aniversário do pequeno e a vida que você tinha antes de ser mãe simplesmente não existe mais. Está com saudades de se olhar no espelho e ser sua prioridade novamente? As dicas abaixo podem ajudá-la nisso!
1. UMA HORA INTEIRINHA APENAS PARA VOCÊ
Com todas as demandas que vêm com o bebê, mal sobra tempo para ir ao banheiro... Que tal separar uma hora do dia apenas para você? Para isso, vale contar com aquela ajuda da avó ou de uma amiga mais chegada. "Acredite: tomar um café bem gostoso naquela cafeteria que você sempre frequentou, sentar na praça e ler o livro que está empoeirado sobre a estante ou simplesmente ficar sem fazer nada durante esse tempo são atitudes valiosas para recarregar as energias e retomar o gosto pelos hábitos que você sempre apreciou, mas que ficaram adormecidos com a chegada do seu filho", conta a psicóloga Letícia Gonçalves (SP), mãe de Catarina, 1 ano e 2 meses, e que após o nascimento da filha sente na pele o desafio que é colocar-se como prioridade, mesmo que por alguns instantes.
+ #MeuMomento: como voltar à vida social depois dos filhos
2. CINCO MINUTOS DE ATENÇÃO PLENA
Que tal tirar o corpo do modo automático de dar mamá, trocar fralda, dar banho... e nem que seja por 5 minutos, dar atenção ao seu corpo? "Especialistas em consciência corporal acreditam que a simples prática de desacelerar (pode ser com uma respiração profunda, meditação, alongamentos suaves ou ioga) ajudam a aliviar o estresse e trazem de volta a conexão entre corpo e mente", diz Letícia. Esse é o autocuidado que você pode fazer enquanto abraça seu bebê ou até mesmo quando está se alimentando. Ou seja: não exige grandes esforços e nem que você se separe fisicamente do bebê.
3. CUIDE DO SEU CORPO
Para isso você não precisa, necessariamente, frequentar uma academia ou spa. em casa mesmo, aproveite quando o bebê dorme ou o marido chega do trabalho, para se dar ao luxo de tomar um banho mais demorado, hidratar o cabelo e depois passar aquele hidratante que você adora, mas está esquecido no fundo do armário. Parece besteira, mas só o fato de ter esse carinho com ser corpo já dá um upgrade na autoestima. Experimente e tire a prova!
4. VOLTE A OUVIR AQUELA PLAYLIST QUE VOCÊ ADORAVA
A música tem a incrível capacidade de nos conectar à nossa história, resgatar lembranças e até sentimentos que você nem lembrava mais que existiam. Então, nada melhor do que dar o play em suas canções favoritas, fechar os olhos e, mesmo com o bebê nos braços, dançar sozinha ao som de seu hit do coração. Só de imaginar, a sensação já é boa, vai?!
+ O que você faz por você após a chegada dos filhos? Discuta com outras mães mães no Fórum Crescer
5. ATIVE A MARIE KONDO EM SEU GUARDA-ROUPAS
Será que não está na hora de dar adeus para aquelas peças que foram super usadas durante a gestação, mas que já não fazem mais sentido continuarem no seu guarda-roupas? Separe as roupas que fazem você se sentir bonita e deixe-as à mostra, já aquelas que só a deixam apagada podem ser doadas para quem estiver precisando. Essa mudança ajuda também no sentido de ser mostrar que você já passou aquela fase e agora está em busca de algo novo. Você merece se tratar bem e vestir peças que a façam se sentir linda, do jeitinho que você é!
6. RECONECTE-SE COM OS AMIGOS DA ÉPOCA DA FACULDADE
Estar rodeada por amigas que são mães é incrível. Dá para trocar experiências e ver que você não está sozinha em suas dúvidas e angústias. Mas resgatar o contato com amigos que você conhece há tempos e que não são mães ou pais também pode ser ótimo para enxergar além da maternidade e se sentir como nos velhos tempos. "Eles também podem ficar animados com a sua aproximação, já que a tendência é rolar um afastamento natural. Certamente ambos os lados sairão mais felizes com essa experiência", diz a psicóloga.
+ Mulheres ficam amigas após o filho de uma morder o da outra
7. ESCREVA SOBRE SEUS SENTIMENTOS E O QUE ACONTECE NO DIA A DIA
Escrever o que você está vivendo, do que gosta, o que fez... ajuda a organizar os pensamentos. "Ajuda também a retomar seus objetivos e a lembrar-se de onde quer chegar, nomeando seus sentimentos, o que pode ser muito útil para sair do modo "piloto automático"", diz Letícia.
8. LEITURA RECONFORTANTE
Foram tantos meses lendo sobre enxoval, decoração de quarto do bebê, parto... que às vezes você até se esquece que adorava filmes de ficção científica ou até mesmo séries românticas. Voltar-se para esses velhos hobbies pode ajuda-la a sentir que fez algo de bom para você durante o dia - mesmo que por pouquíssimos minutos. Enfiar-se em um livro é também uma forma de acalentar o coração, levando-a a impulsos encorajadores. Pense nisso.
9. APROXIME-SE DAQUELES FAMILIARES QUE TE FAZEM BEM
Para quem tem a sorte de ter parentes queridos por perto, vale combinar visitas rápidas - na casa deles ou na sua, como preferir - e simplesmente jogar conversa fora. As pessoas que te amam sabem quem você é e não irão te julgar por ser você mesma e, se quiser, até desabafar sobre os problemas que a afligem. Nada melhor do que um ouvido amigo e um abraço apertado de quem te ama.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2019/07/9-dicas-para-ajudar-voce-retomar-o-amor-proprio-depois-de-ter-filhos.html