Seu filho gosta de assistir às aventuras de Peppa Pig e da Patrulha Canina? Fique de olho: ele pode ser um alvo mais fácil para as propagandas de produtos alimentares não saudáveis. É que de acordo com um estudo realizado pela Universidade Queen Mary, em Londres, a porquinha e os cães são alguns dos que mais aparecem em embalagens de comidas com excesso de gordura, sal e açúcar. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram cerca de 500 tipos de produtos que utilizam personagens de desenhos nas embalagens no Reino Unido. Produtos com altos níveis de açúcar ou sal trazem sérios riscos para a saúde das crianças, aumentando as chances do desenvolvimento de diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.
Somente 18 dos produtos que continham propaganda relacionada a algum personagem de desenho foram considerados saudáveis, de acordo com os dados da pesquisa. "É chocante que as empresas estão explorando a saúde das nossas crianças usando personagens de desenhos animados em seus produtos com alta dose de açúcar, particularmente em doces e chocolates, aos quais as crianças já dificilmente resistem. É hora de regular essa indústria de hábitos não saudáveis", disse Kawter Hashen, um dos autores do estudo, de acordo com o jornal britânico The Indenpendent.
"Muitos dos produtos expostos nesse estudo representam um sério risco à saúde e ao bem estar das crianças", disse Graham MacGregor, especialista em medicina cardiovascular da Universidade Queen Mary.
No Brasil
Atualmente, a unica regulamentação relacionada à publicidade infantil no país, por parte do setor público, é um sistema misto de controle e fiscalização, por meio de normas jurídicas. Existe uma lista de projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre o assunto, mas nada definitivo.
Iniciativas de autorregulação, como o capítulo II, seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, criado pelo CONAR, tentam estabelecer alguma diretrizes que devem ser obedecidas em relação à publicidade infantil, mas limitam-se a questões realtivas como "dar atenção especial às características psicológicas do público-alvo, presumida sua menor capacidade de discernimento", que podem ser facilmente burlados.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/06/peppa-pig-e-patrulha-canina-sao-alguns-dos-personagens-que-mais-aparecem-em-propagandas-de-alimentos-nao-saudaveis.html