Após viver momentos de angústia com o filho, Henry, de 5 anos, os pais Amy e Matt Parkin Low, da Inglaterra, resolveram fazer um alerta. Afinal, quem iria desconfiar que um simples picolé poderia causar qualquer risco a uma criança? Os pais contam que o incidente aconteceu durante uma viagem de férias a Cancun, no México. O local, conhecido pelas praias paradisíacas e forte calor, combinava perfeitamente com um delicioso picolé.
No entanto, o que era para ser algo divertido acabou em graves consequências para o pequeno. Henry se deliciava com o seu picolé enquanto estava exposto ao forte sol. No entanto, sem preceber, a criança começou a apresentar graves lesões na boca e ao redor dela. Para complicar ainda mais a situação, ao derreter com o sol, o picolé acabou escorrendo para o peito do pequeno, o que também ocasionou queimaduras na região. “Quando eu vi, toda a volta de sua boca e também o seu peito já estavam vermelhos”, disse a mãe, em entrevista ao Daily Mail.
Segundo ela, o que causou a queimadura foi o sabor limão. A combinação do limão com o sol resultou em queimaduras na pele. Já em casa, o garoto está fazendo um tratamento com cremes à base de corticoide. Matt, o pai, disse que ele ainda tem manchas na região do rosto e do peito. De acordo com o médico, Henry vai precisar de pelo menos dois meses para que elas sumam completamente.
Passado o susto, Amy e Matt alertam outros pais sobre a combinação com qualquer de sol e produtos que sejam a base de limão. A exposição ao sol após o contato com o limão ou qualquer fruta ácida, provoca manchas na pele com tonalidades marrons. Elas são causadas por uma manifestação alérgica denominada fitofotomelanose e ocorrem principalmente nas mãos, braço e boca, que são os locais mais propensos ao contato. Por isso, ao ingerir alimentos como sucos ou picolés de limão, é importante evitar a exposição ao sol. Além disso, é importante lavar bem a região do corpo que teve contado com a fruta antes de se expor novamente.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/06/alerta-crianca-sofre-grave-queimadura-na-boca-apos-tomar-picole.html