Com uma rotina cada vez mais atarefada, existe uma tendência mundial das famílias optarem por comer fora com mais frequência. Mas a pergunta é: o que o seu filho costume comer em restaurantes? Preocupados com a alimentação infantil, pesquisadores do Cork Institute of Technology (CIT), na Irlanda, e da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, reuniram menus de crianças de 20 populares cadeias de restaurantes e analisaram mais de 39 mil combinações de refeições.
Os resultados da pesquisa, publicada no Journal of Nutrition Education and Behavior, revelaram que a refeição média para crianças mais novas — entre 2 e 5 anos — continha 609 calorias. Já para crianças mais velhas — de 6 a 12 anos —, era de 653 calorias. Números muito acima das recomendações de saúde, de 364 e 550 calorias, respectivamente para os grupos etários.
Além disso, dois terços das refeições excedem as diretrizes de gordura. Constatou-se que, em 68% dos casos, os pratos para o grupo mais jovem e 53% para o grupo mais velho excederam as diretrizes de gordura. As refeições incluíam mais de quatro vezes a quantidade recomendada de gordura saturada.
Para a pesquisadora Tara Coppinger, do departamento de esporte, lazer e estudos de infância no CIT, os resultados são preocupantes. “Enquanto o imposto sobre bebidas adoçadas com açúcar, que entrou em vigor em 2018, foi um avanço positivo para ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos e bebidas oferecidos, este estudo prova que ainda há muito trabalho a ser feito em muitos restaurantes”, afirma.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2019/06/refeicoes-de-menus-infantis-em-restaurantes-contem-mais-gordura-que-o-recomendado-diz-pesquisa.html