Quem é pai sabe quão difícil é segurar o riso quando as crianças tropeçam nas palavras – algo natural quando estão aprendendo a falar! Selecionamos 10 respostas à enquente Qual a palavra mais fofa que seu filho fala errado?, realizada em nossa página no Facebook, e te desafiamos a não se derreter com elas.
“Mãe, coloca manoese” (maionese)
“Me dá o troncole” (controle)
“A Bela e a Vera” (fera)
"Ximirica" (mexirica)
"Passa camiage em mim?" (maquiagem)
"Suco de macurujá" (maracujá)
"Babão" (sabão)
"Olha a xerelepa" (perereca)
"Samanta" (fantasma)
"Merrédio" (remédio)
Se segurar o riso não é fácil, corrigi-las tampouco... Mas fique tranquilo, isso pode nem ser necessário. “As crianças que apresentam alguma dificuldade no desenvolvimento da linguagem e fala não irão se beneficiar das correções. Elas podem até gerar frustração e minimizar as tentativas da criança se comunicar, o que impactaria ainda mais seu desenvolvimento”, explica a fonoaudióloga Gisele Bezerra Renzo, do Grupo São Cristóvão Saúde. A dica da especialista é que os pais procurem sempre falar corretamente com as crianças, o que deve ser o suficiente.
Imitar a fala alterada da criança pode parecer engraçado e até bonitinho, mas não ajuda enquanto modelo adequado para o desenvolvimento da criança. O próprio baby talk, que nos primeiros meses de vida pode transmitir segurança para a criança e favorecer a inserção da linguagem, após os 12 meses deve ser interrompido para que não haja prejuízo na aquisição e desenvolvimento da mesma.
Uma dúvida de muitos pais é até quando é natural que as crianças pronunciem incorretamente alguns fonemas. “A criança atinge a maturação estrutural (mandíbula, lábios, língua, véu palatino) e do sistema nervoso central por volta dos quatro anos. Nessa idade, é esperado que uma criança converse com pessoas não familiares e seja compreendida em 90% da sua fala”, afirma Gisele.
Além disso, é importante estar atento aos marcos da linguagem, para o caso de ser necessário buscar uma avaliação fonoaudiológica, com um profissional especialista em desenvolvimento infantil:
12 meses: primeiras palavras. Imita diferentes sons.
18 meses: 20 a 30 palavras. Combina duas palavras. Reproduz sons de animais.
2 anos: 150 palavras. Combina duas a três palavras (pequenas frases).
3 anos: fala seu próprio nome, idade, inicia uso de artigos, plurais e preposições, amplia o uso dos verbos e usa pronomes. A fala já deve ser compreensível.
4 anos: conta histórias simples, formula frases corretamente, verbaliza enquanto executa tarefas ou brincadeiras.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2018/10/10-palavras-fofas-que-criancas-falam-errado.html