Friday, July 6, 2018

Criança pede em carta que vizinhos não joguem bitucas pela janela e resposta é surpreendente!

Criança deixa cartinha por baixo da porta de vizinhos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Quem mora em prédio sabe que a proximidade com os vizinhos exige uma convivência harmoniosa... Mas diante de atitudes que ameacem a segurança dos pequenos, não há mãe que não saia do sério! Camila Estevam, que morava na cobertura de um prédio na Zona Sul de São Paulo, recentemente, se mudou para o primeiro andar com os dois filhos, Valentina, 5 anos, e Noah, 1 ano e 9 meses. Já no segundo dia, três bitucas de cigarro acesas caíram em sua varanda.

“Me mudei para esse apartamento por conta da sacada ampla e as crianças amaram, por poderem brincar à vontade. Quando vi as bitucas no quintal, fiquei pensando ‘E se tivesse acertado um dos meus filhos?’. Como morávamos aqui no prédio antes, sabíamos que esse era um problema recorrente e sempre víamos os comunicados da síndica no elevador, mas não surtia efeito”, contou a mãe em entrevista exclusiva à CRESCER.

Como no prédio não mora nenhuma outra criança e seus filhos acabam sendo o xodó dos moradores, Camila resolveu apelar para o lado emocional. Pediu à filha Valentina que fizesse uma cartinha e ela logo concordou, sugerindo ainda que entregasse um desenho dela e do irmão brincando em segurança no quintal de casa. A pequena ainda fez questão de deixar ela mesma o recadinho por baixo da porta dos vizinhos. A resposta foi melhor do que imaginaram!

Desenho entregue por Valentina aos vizinhos, no qual ela e o irmão brincam no quintal (Foto: Arquivo Pessoal)

 

“Logo que deixamos a carta, uma vizinha veio dizer que achou muito importante a iniciativa, para que os vizinhos pensem duas vezes antes de jogar algo pela janela. Tivemos outros feedbacks. Todo mundo sempre diz que nunca jogou nada, mas que amou a cartinha. Pelo menos, parece ter surtido efeito. Desde então, nenhuma bituca de cigarro caiu por aqui”, conta Camila orgulhosa.

 

Antes de entregar as cartinhas, a mãe chegou a consultar a administração do prédio, que autorizou a iniciativa sem problemas, visto que os comunicados oficiais não surtiam efeito. “Eu não fumo, mas se fumasse, eu apagaria meu cigarro e jogaria no lixo. Não jogaria no chão da minha sala. Então, o que dá o direito de uma pessoa jogar a bituca na casa de outra?  É um absurdo. Me pergunto, por que o ser humano é assim? Precisa tomar um chacoalhão para deixar de fazer algo errado?”, questiona.

Confira a seguir a cartinha na íntegra! 

Cartinha de Valentina aos vizinhos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

selo app crescer (Foto: Crescer)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2018/07/crianca-pede-em-carta-que-vizinhos-nao-joguem-bitucas-pela-janela-e-resposta-e-surpreendente.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...