Tuesday, December 22, 2020

Mãe de gêmeos após 32 tentativas de engravidar: "É como se tivesse corrido uma maratona e finalmente pudesse descansar"

Foram 32 tentativas até os gêmeos chegarem (Foto: Reprodução Instagram)

 

Desde janeiro de 2017, foram 32 testes de gravidez frustrados. Nervosismo, coração a mil e as duas linhas que insistiam em não aparecer. Foi um longo caminho; quase três anos e 32 tentativas depois até, finalmente, chegar ao tão sonhado positivo. Mas a espera foi muito bem recompensada: a escritora Fernanda Witwytzky, 30 anos, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e o marido, o professor de educação física Rafael Carrilho, 29 anos, descobriram que não teriam apenas um, mas dois bebês de uma só vez! 

E foi assim que, em abril de 2020, em meio a pandemia mundial de covid, Sara e Samuel — hoje com 8 meses — chegaram ao mundo. Em um depoimento exclusivo, Fernanda contou como passou de tentante à mãe de gêmeos. "São vários aprendizados em relação à espera", diz ela que, inclusive, escreveu um livro sobre o tema.

+ Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos e quebra recorde, dizem pesquisadores

"Eu sempre quis ser mãe. Desde muito pequena, sempre falei isso. Inclusive, alguns anos atrás, minha mãe encontrou um caderninho meu, com aquelas brincadeiras de criança de perguntas e respostas, e uma das perguntas era: 'Qual é o seu maior sonho?' E eu respondi: 'Ser mãe e ser feliz' (risos) Então, desde muito pequena, eu sempre tive esse sonho de ser mãe e de formar uma família. Aliás, família não, uma grande família! Mas percebi que não seria tão simples ou fácil engravidar depois do primeiro teste negativo. Eu tinha muita expectativa, achava que iria engravidar logo depois de parar com a pílula, mas esse primeiro teste negativo foi um choque pra mim. Os outros só foram reafirmando o quanto seria difícil. Ao longo do tempo, eu fui percebendo, cada vez mais, que não seria fácil, mas não imaginava que levaria tanto tempo: foram quase 3 anos de tentativas.

Quase 3 anos de tentativas (Foto: Reprodução Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse meio tempo, ao conversar com outras mulheres e me informar mais sobre o assunto, também percebi o quanto era comum a demora para engravidar. Muitas mulheres lutam contra a infertilidade, mas isso ainda é pouco falado. Muitas se sentem constrangidas e até sozinhas nesse processo, sem se dar conta que existem milhares passando pelo mesmo problema. Para mim, foram 32 tentativas. Eu fui contabilizando cada uma porque escrevia sobre todos os negativos. Eu fazia uma espécie de diário, sempre anotava tudo. Eu tinha vários problemas de fertilidade, mas não era infértil. Tinha vários problemas que, juntos, diminuíam muito minhas probabilidades de engravidar. Um deles, por exemplo, é a endometriose. Então, busquei diversos médicos e passei por diversos tratamentos até que encontrei um que funcionou. Muitas pessoas me perguram qual foi o tratamento que deu certo, mas acredito que cada pessoa, cada situação é única. É importante buscar alternativas e encontrar a que for melhor para você, e isso é muito individual.

+ Endometriose: o que é e como afeta a vida das mulheres?

Graças a Deus, encontrei um bom médico que me ajudou a investigar mais a fundo e achamos uma solução. Então, em julho de 2019, depois de vários exames, procedimentos, uma cirurgia e 32 tentativas de engravidar, resolvi fazer um último teste de gravidez. Naquele dia, quando Rafa chegou em casa, deixei em cima da mesa uma plantinha nova, junto com um bilhete escrito: 'Talvez você não seja mais um pai só de plantas. Nós conseguimos!' 

Quando o positivo chegou! (Foto: Reprodução Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É muito difícil descrever o sentimento de quando a gente vê o 'positivo' pela primeira vez. Eu acho que isso vale para qualquer situação: tanto a mulher que estava esperando um filho; quanto a que não estava esperando, mas tudo bem ter um filho; como a que não queria engravidar. Acho que ninguém passa de forma indiferente a uma notícia como essa. Saber que você vai carregar e gerar uma vida dentro do seu próprio corpo é uma sensação muito louca e diferente. No meu caso, foi uma sensação muito maravilhosa porque foi uma resposta, como se eu tivesse corrido uma maratona e finalmente poderia sentar e descansar. Foi muito gratificante, um sentimento de alegria, de transbordar! Lógico que logo em seguida vieram a insegurança e o medo de saber se iria dar certo, mas foi um dia mágico.

+ Emocionante! Mulher compartilha vídeo do momento em que descobre gravidez, após meses de tentativas

Pouco depois, descobrimos que seriam gêmeos. Esse dia foi ainda mais feliz do que quando descobri que estava grávida. Entendi que Deus estava nos presenteando em dobro. A gravidez já é um presente enorme, mas, depois de toda essa espera, vir dois de uma só vez — e economizar uma gravidez (risos) — foi maravilhoso. Nunca vou esquecer! Foi o dia mais feliz da minha vida. Depois que eles chegaram, muito tudo, absolutamente tudo: nossa rotina, nosso sono, nossa casa, nosso tempo, nossa disposição para fazer as coisas e encontrar as pessoas.... Tudo mudou! A gente mudou e amadureceu... Está sendo uma experiência totalmente nova e maravilhosa. Acho que tem sido uma fase, principalmente de amadurecimento. Entendemos que a nossa vida não é sobre nós, é sobre se doar pelo outro, de sacrifícios, entendemos mais sobre o amor de Deus por nós... É muito corrido, puxado e difícil, muitas vezes... mas esse 'muito' é para o lado positivo também: é muito maravilhoso, é muito gostoso... é realmente tudo em dobro!

Mas lembro que, ao mesmo tempo em que estava muito feliz, também senti muito medo, pois a pandemia chegou no final da gestação. Naquela época, era tudo novo e não sabíamos se o coronavírus poderia prejudicar as gestantes ou os bebês. Eles nasceram em abril, foi um tempo de muita insegurança, mas, depois de tudo o que passamos, estávamos confiantes em Deus e tomamos todos os devidos cuidados. Mas foi uma ansiedade, uma angústia... não foi um momento fácil.

O parto dos gêmeos (Foto: Reprodução Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes e depois! (Foto: Reprodução Instagram)

 

Sobre a espera, posso dizer que é um tempo de vários aprendizados. Inclusive, tenho um livro aonde escrevi todos esses aprendizados. Chama-se 'Enquanto isso'. Ele traz tudo o que aprendi com a espera e as perspectivas que Deus me trouxe sobre esse tempo. Aliás, o tempo da espera é muito frutífero, não é um tempo parado. Apesar de parecer um momento triste, muitas coisas são trabalhadas em nós, é um tempo muito precioso, é aonde podemos aprender sobre muitas coisas. O que eu diria para uma casal que está passando por essa fase é: 'Continuem, não percam as esperanças, não deixem seus corações se amargurarem diante de tantos 'nãos' ou da vitória de outras pessoas.' Diria para cuidarem dos seus corações, do casamento, desfrutar do tempo como casal e cuidar um do outro. 

A dura vida de tentante!

Nós pretendemos ter mais filhos, com certeza. Eu sempre quis uma família bem grande, sempre quisemos muitos filhos. Filhos são bênçãos de Deus!" 

Fernanda com Sara e Samuel (Foto: Reprodução Instagram)

 

Assista, abaixo, o vídeo sobre as 32 tentativas de Fernanda e Rafael (se não conseguir visualizar, clique aqui):

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/12/mae-de-gemeos-apos-32-tentativas-de-engravidar-e-como-se-tivesse-corrido-uma-maratona-e-finalmente-pudesse-descansar.html