Wednesday, November 27, 2019

Crianças com microcefalia inspiram fotógrafas e lembram dos riscos do zika vírus

Crianças com microcefalia (Foto: Simone Silvério)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do mesmo jeito que deixou o país - e, sobretudo, as grávidas - em pânico entre 2015 e 2016, quando houve um surto, o zika vírus acabou caindo no esquecimento para muita gente. No entanto, o vírus, que tem o poder de atravessar a placenta e atingir os bebês, causando a microcefalia, continua a circular. Para lembrar disso e chamar a atenção para o drama das famílias que vivem essa condição, as fotógrafas Andréa Leal, de Pernambuco, e Simone Silvério, de São Paulo, retrataram crianças afetadas pelo zika e suas famílias. Simone tirou fotos individuais das crianças com intervenção do artista plástico Alyson Carvalho e, um ano depois, Andréa tirou fotos das mesmas crianças junto das famílias. O material faz parte da exposição fotográfica Toda criança é especial, em cartaz em São Paulo até o dia 20 de dezembro.  

Lis, filha de Carolina (Foto: Simone Silvério e Andréa Leal)

Lis é uma das crianças retratadas. No primeiro trimestre da gestação, Carolina Calábria, sua mãe, percebeu algumas manchas vermelhas no corpo, porém, a princípio, achou que se tratava apenas de mudanças causadas pelos hormônios da gravidez.

Com 38 semanas, no último ultrassom, os médicos identificaram que o perímetro cefálico do bebê não correspondia ao ideal para aquele período da gestação. “Na hora, é claro que é um desespero. Quando você recebe esse diagnóstico, perde seu rumo; todas as expectativas e sonhos vão por água abaixo”, lembra a mãe, que ficou abalada com o resultado.

 

Preocupados com a saúde de Liz, os médicos decidiram que o melhor seria fazer uma cesárea com a UTI já preparada para emergências. No entanto, Liz nasceu com todos os sinais vitais perfeitos, apesar da deficiência. Hoje, com 3 anos, Liz faz fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e hidroterapia, além de precisar de acompanhamento médico com especialistas, o que ocupa boa parte de sua rotina.

Daniel, filho de Jaqueline (Foto: Simone Silvério/Alyson Carvalho e Andréa Leal)

A família de Daniel se surpreendeu com a sua chegada. A mãe dele, Jaqueline, não podia engravidar por conta de um câncer que afetou seu útero. Ela descobriu que havia sido contaminada pelo zika antes de descobrir que estava grávida. Com sete meses, por meio de um ultrassom, o bebê foi diagnosticado com uma deficiência, que os médicos não conseguiram identificar se havia sido originada pelo zika vírus ou não.

Jaqueline também apresentou manchas vermelhas pelo corpo, além de dores nos ossos. Os médicos não a alertaram sobre os riscos do vírus: “Quando eu estava grávida, ninguém sabia que o zika causaria isso.”, afirma. Hoje, Daniel tem 5 anos e também faz acompanhamento com diversos especialistas.

Ezequiel, filho de Diana (Foto: Simone Silvério/Alyson Carvalho e Andréa Leal)

Já Diana não apresentou sintomas específicos na gravidez, como aconteceu com Jaqueline e Carolina. Ela teve apenas febre, em uma ocasião, e foi medicada com um antitérmico. Foi só quando Ezequiel nasceu e precisou ser internado na UTI por conta de um trauma no crânio, que a microcefalia foi descoberta. A confirmação de que teria sido originada pelo zika surgiu bem mais tarde.

Ezequiel, hoje com 4 anos, apresenta dificuldades motoras e necessita de acompanhamento fisioterapêutico. Grávida de 5 meses do segundo bebê, Diana espera ter uma gestação tranquila, como tem sido até o momento, apesar do cansaço.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Toda Criança é Especial
Galeria Estúdio Trend
Até 20 de dezembro
Segunda a sexta, das 9h às 18h
Rua Costa Carvalho, 213 - Alto de Pinheiros
São Paulo - SP
Entrada franca gratuita

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Zika/noticia/2019/11/criancas-com-microcefalia-inspiram-fotografas-e-lembram-dos-riscos-do-zika-virus.html