Sunday, November 17, 2019

"A maternidade não é um esporte competitivo, mas, se assim fosse, outras mães seriam suas colegas de equipe e não as suas rivais", diz mãe

A palavra de ordem é 'brincar' (Foto: ThinkStock)

 

Em depoimento para o portal Love What Matters, Stephanie Hollifield, da página de maternidade Momstrosity, escreveu sobre o que sentiu ao escutar uma conversa pouco empática e carregada de julgamentos entre algumas mães a respeito de outra mãe. 

"Hoje, no parquinho, ouvi um grupo de mães que deveriam ter sido embaixadoras do Comitê de Vergonha da Mãe. Eu não podia acreditar em toda a porcaria que eles estavam falando sobre essa mulher que parecia ser "amiga" delas. 

Eu não disse nada a elas, mas depois de pensar a respeito, eis o que eu gostaria de ter dito:

- A maternidade não é um esporte competitivo, mas, se assim fosse, outras mães seriam suas colegas de equipe e não as suas rivais.

- Você precisa entender que os seus filhos não são perfeitos. Quanto mais rápido você conseguir colocar isso na sua cabeça, melhor. Eles fazem bagunça e contam mentiras, e antes mesmo de começar o jardim de infância, eles deixam você se perguntando com que frequência uma boa mãe deveria visitar seu filho no centro de detenção juvenil.

 

- Seus filhos mal estão andando e você não está qualificado para julgar ninguém, muito menos aqueles que têm filhos mais velhos. Há caos em todas as idades e estágios.

- Quando você pára de comparar e derrubar outras mães, pode usar essa energia para construir amizades com elas. Reclamar sobre a coisa maluca que seu filho fez é MUITO mais gratificante do que discutir sobre como "Sarah nunca se lembra de trazer um lanche para o seu filho". Mantenha conversas centradas na verdade e no quão louco é o seu filho, pois esses diálogos lhe darão esperança de que tudo está normal e que acabará bem.

- Nós mães temos a tendência a nos culpar por tudo. Qualquer coisa que você quiser dizer sobre outra mãe será um ato falho, pois aquela mãe já está vivenciando a sua culpa e vergonha.  E nós não temos o direito de fazer com que uma mãe reviva ainda mais os seus erros.

 

Dificilmente eu diria alguma coisa assim para alguém, porque eu mesma já fui uma mãe fofoqueira, quando eu tinha um bebê fácil de lidar e achava que eu sabia tudo sobre paternidade. Mas eu era tola! Se eu encontrasse essas mães novamente, eu iria morder a minha língua e sorrir, lembrando que todos sabemos como ser um pai ou mãe perfeitos antes de realmente tentarmos fazê-lo. A maternidade tem um jeito engraçado de nos humilhar". 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2019/11/maternidade-nao-e-um-esporte-competitivo-mas-se-assim-fosse-outras-maes-seriam-suas-colegas-de-equipe-e-nao-suas-rivais-diz-mae.html