Saturday, June 22, 2019

Quarto infantil: dicas de como estimular a leitura e criatividade nesses espaços

Mistura de cores e estampas e um cantinho da leitura bem especial (Foto: LZ Mini)

 

Fala-se muito sobre Geração X, Geração Y, Geração Z... Mas, cá entre nós: o que esperar para o futuro, vendo nossas crianças tão conectadas virtualmente e tão desconectadas do mundo real? Ando pensando bastante nisso, até porque em casa são três crianças, além de  seus grupos de amigos. Questionadores e velozes, com um desejo enorme de evoluir e impactar em seus mini círculos, eles amam tecnologia. Mas precisamos encontrar outras maneiras de ajudar essa turma a enfrentar as tantas etapas da vida que eles ainda têm pela frente. Não estou falando em dar um passo para trás e frear a tecnologia, mas é preciso maneirar no uso. 

+ Tem problema usar aquecedor no quarto das crianças?

E isso vale também para os quartos, já que no fim do dia ou na hora da soneca da tarde é para lá que eles vão. Games, telas, luz azul... eles estão cada vez mais presentes também nos quartos e podem afetar até o sono da criançada. Reduzir a frequência dos eletrônicos por lá já é um belo começo. A palavra da vez para essa turma será “combinado”. Que tal conversar com seu filho e colocar no quarto dele um quadro com as regrinhas que dizem quando ele pode usar o videogame ou celular? Esse é apenas um exemplo: 

+ Decoração: aprenda a enfeitar a porta do quarto das crianças

Quadro "combinados" é uma boa ideia para fazer com as crianças (Foto: Reprodução)

 

Que tal não incluir a famosa televisão no projeto do quarto da criança? Parece loucura, mas conversando com algumas mamães, tem muitas que adotam a ideia. Assim, a família se reúne na sala, criando momentos de interação e conversa. Esse já é um primeiro caminho para também não instalar o videogame porque, se o seu filho não pediu, já, já ele vai querer um para chamar de seu. Quem duvida?

+ Quarto do bebê: dicas de iluminação, cores e disposição dos móveis

  •  
Quarto que estimula a critividade (Foto: LZ Mini)

 

Vamos também montar um cantinho com muitos livros e almofadões dentro do quarto para estimular a leitura e a imaginação. Criar esse hábito desde cedo é importante para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. E se eles gostam de pintar e desenhar, uma boa dica é criar um espaço “atelier” para soltar a imaginação de vez. Aqui a criança é livre para pintar e, tudo bem, se cair aquela tinta no chão ou na parede. Quanto mais opções positivas, ponto para as crianças conectadas da realidade. Afinal, não é isso que queremos?

Dessa forma, vai ficar mais fácil quando a criançada implorar os 10 minutinhos finais antes de apagar a luz, você aproveita, se aconchega e conta mais uma historinha. Veja só essas ideias e inspire-se!

Quarto com cantinho par atelier das crianças (Foto: Lz Mini)

 

Quarto com cantinho da escrita e pintura (Foto: LZ Mini)
Que tal uma parede que possa ser riscada com giz? (Foto: LZ Mini)
O cantinho da leitura ficou muito mais atraente com essa luz e esse pufe (Foto: LZ Mini)
Um verdadeiro atelier dentro do quarto! (Foto: LZ Mini)

 

Quanta delicadeza nesse quarto, com mesinha para atividades, não? (Foto: LZ Mini)

 

Anny Meisler (Foto: Divulgação)

Anny Burdman Meisler é mãe de Nick, 6 anos, Tom, 3, e Chiara, 1, e vive no mundo da decoração desde sempre. Depois da maternidade, tudo ficou mais colorido e ela mergulhou de cabeça nesse universo. Ideias de como montar o quarto dos sonhos, combinando a realidade com a fantasia dos nossos filhos, são com ela mesmo! Escreva para Anny pelo e-mail redacaocrescer@gmail.com.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Anny-Meisler-Decoracao/noticia/2019/06/quarto-infantil-arquiteta-da-dicas-de-como-estimular-leitura-e-criatividade-nesses-espacos.html