Friday, June 14, 2019

Gravidez: senso de espaço se expande no terceiro trimestre para proteger o abdômen

Mudanças ocorrem no terceiro trismestre (Foto: Pexels)

 

O corpo é realmente incrível. E cada vez mais, a ciência prova que ele é capaz de desenvolver mecanismos para gerar um novo ser com perfeição e muito cuidado. A novidade agora, segundo um estudo realizado em Cambridge, no Reino Unido, por cientistas da Anglia Ruskin University e do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Addenbooke, é uma espécie de "bolha de segurança" que se expande durante o terceiro trimestre da gravidez.

+ O que mais sobrecarrega o corpo humano: uma ultramaratona ou uma gravidez?

Na pesquisa, os cientistas analisaram mulheres que não estavam grávidas; gestantes no segundo trimestre — aproximadamente a 20ª semana, quando o abdômen está começando a aumentar —; grávidas no terceiro trimestre — aproximadamente a 34ª semana, quando o abdômen é claramente visível —; e mulheres que recém tinha dado a luz, cerca de oito semanas após o parto.

Usando um teste auditivo-táctil, os cientistas mediram, pela primeira vez, os limites do espaço peripessoal durante a gravidez. Espaço peripessoal, segundo pesquisa — publicada na revista Scientific Reports —, é a área ao redor do corpo que nosso cérebro monitora constantemente, pois é onde ocorre a maioria das interações com o mundo externo. É comumente descrita como sendo a área dentro do comprimento de um braço de outra pessoa.

PROTEÇÃO MATERNA

Eles descobriram, então, que nos últimos estágios da gravidez, as mulheres passam por mudanças mental e física significativas no sentido de aumentar esse espaço para "manter os perigos à distância". Isto é, esse senso se cuidado se expande. No entanto, essas mudanças foram observadas apenas no terceiro trimestre. Não ocorreram alterações nas fases iniciais da gravidez ou após o parto, quando o tamanho e a forma do espaço peripessoal eram comparáveis ​​às das mulheres não grávidas. 

"A gravidez envolve mudanças maciças e rápidas no corpo, tanto externamente, quanto internamente, enquanto o feto está crescendo. Nossos resultados sugerem que quando o corpo sofre mudanças significativamente grandes, no estágio em que o abdômen é claramente expandido, o cérebro materno também começa a fazer ajustes no espaço imediatamente ao redor do corpo", explicou a autora principal, Flavia Cardini, professora sênior de Psicologia da Anglia Ruskin University.

"O espaço peripessoal é considerado uma 'bolha de segurança' e é possível que a expansão observada disso na fase tardia da gravidez possa ter como objetivo proteger o abdômen vulnerável durante as interações diárias da mãe. Assim como o aumento da mãe cresce, na verdade a expansão o espaço peripessoal é a maneira do cérebro de garantir que o perigo seja mantido à distância de um braço", finaliza. Incrível, não é?

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2019/06/gravidez-senso-de-espaco-se-expande-no-terceiro-trimestre-para-proteger-o-abdomen.html