Sunday, October 4, 2020

Mãe fica furiosa ao descobrir que vizinha amamentava seu bebê

O filme fala de questões ligadas à amamentação com a história de seis mães e seus bebês (Foto: Flickr/ « м Ħ ж »)

 

Uma mãe decidiu desabafar na rede social Reddit sobre uma situação estranha que aconteceu quando ela conheceu seus novos vizinhos. Sem revelar sua identidade, ela, que tem um filho de 2 anos, contou que um homem se mudou para a casa ao lado com um bebê de cinco meses. Ela, então, se ofereceu para ajudá-lo com a mudanças e os móveis, como um ato de gentileza. Então, o vizinho pediu, algumas vezes que ela ajudasse a cuidar do bebê e ela se prontificou. Em certo momento, ela perguntou sobre a mãe da criança e recebeu uma resposta vaga. "Ela não estará por aqui", disse o homem. "Fui pega de surpresa porque meu vizinho cortava todas as conversas sobre a mulher, com respostas muito vagas. Não quis forçar, porque parecia um assunto doloroso", lembra. 

 

Um dia, quando soube que ela amamentava o filho, perguntou se ela poderia, também amamentar seu bebê. "Eu achei meio estranho, mas acabei concordando, principalmente porque fiquei com pena dele. Ele parecia não saber o que estava fazendo com o bebê e achei que, talvez, eu pudesse ajudar pelo menos um pouco", contou ela, na rede social. 

A vizinha, então, amamentou o bebê por semanas, até que um dia, a mãe do bebê apareceu, furiosa. "Ela disse que eu era uma pessoa doente por deixar 'um bebê qualquer sugar fluídos do meu corrpo' e que eu queria destruir o vínculo dela com o bebê e aliená-la dele. Mesmo depois de eu ter explicado que achei que ela não estava presente, ela disse que algo estranho devia se passar pela minha cabeça porque nada justifica amamentar o bebê de alguém e que eu nunca deveria fazer isso. Ela disse que a fórmula existia por uma razão e que o que eu fiz era inaceitável. Eu não tenho problema com a fórmula e usei algumas vezes com meu filho, mas o pai do bebê tinha me pedido e até agora, achei que ele era pai solo", escreveu a mulher. 

Amamentação cruzada

A prática de uma mulher amamentar o filho da outra é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois oferece risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDS, sobretudo para as crianças.

“É importante destacar que a amamentação deve ser estimulada, pois é o único processo natural que garante acesso ao alimento completo e mais adequado para as crianças. Por isso, deve ser oferecido, de modo exclusivo, nos seis primeiros meses, podendo ser complementado a partir de então”, orienta a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os pediatras lembram ainda que uma criança pode, sim, receber leite de outra mulher. No entanto, “esse leite deve ser oriundo de uma doação a um banco de leite humano, onde recebe tratamento que o deixa livre de qualquer possibilidade de transmissão de doenças”.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/mae-fica-furiosa-ao-descobrir-que-vizinha-amamentava-seu-bebe.html