Brincar com bonecos e bonecas ajuda as crianças a desenvolverem empatia por outras pessoas e habilidades de processamento social, revela um novo estudo. Pesquisadores de Cardiff, no País de Gales, descobriram que a brincadeira ativa o chamado sulco temporal superior posterior (PSTS) mais do que outras atividades criativas.
Além disso, os benefícios sociais das bonecas foram observados mesmo quando as crianças brincavam sozinhas e são iguais para meninas e meninos. As descobertas apóiam as teorias pioneiras do "pai da psicologia do desenvolvimento" suíço Jean Piaget, que argumentou, em 1945, que brincar de faz de conta era inerentemente social. "Usamos esta área do cérebro quando pensamos sobre outras pessoas, especialmente quando pensamos sobre os sentimentos de outra pessoa", explicou a autora do artigo e pesquisadora de desenvolvimento, Sarah Gerson, da Cardiff University.
“As bonecas os incentivam a criar seus próprios pequenos mundos imaginários, em vez de, digamos, resolver problemas ou construir jogos. Elas encorajam as crianças a pensar sobre outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras", disse. "O fato de que vimos o PSTS ser ativo em nosso estudo mostra que brincar com bonecas as está ajudando a ensaiar algumas das habilidades sociais de que precisarão mais tarde na vida. Esta região do cérebro demonstrou desempenhar um papel semelhante no apoio à empatia e ao processamento social em seis continentes", completou.
+ Marca de bonecas lança linha de roupinhas para homenagear profissionais da saúde
E OS ELETRÔNICOS?
Em seu estudo, a pesquisadora e seus colegas usaram uma técnica de varredura cerebral chamada "espectroscopia de infravermelho próximo funcional" para monitorar 33 crianças - meninos e meninas com idades entre 4 e 8 anos - enquanto brincavam com várias bonecas e conjuntos de jogos. As crianças brincaram sozinhas e com um dos pesquisadores - e essas atividades foram comparadas à brincadeiras individuais e sociais, como videogames e tablet.
A equipe descobriu que o PSTS era tão ativo quando os meninos e meninas brincavam socialmente com outras pessoas. Em contraste, quando as crianças eram deixadas para jogar videogame em um tablet, havia muito menos ativação da região do cérebro relacionada com a sociedade.
O estudo foi realizado em colaboração com a fabricante de brinquedos Mattel - que produz a boneca Barbie, que fez sua estreia comercial em 1959. Os resultados completos foram publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/10/brincar-de-boneca-ajuda-meninos-e-meninas-desenvolverem-empatia-e-habilidades-sociais-diz-estudo.html