Thursday, November 7, 2019

Repleta de desenhos, fichas com dados dos bebês são escritas à mão por enfermeiras

As fichas são dadas desde julho deste ano (Foto: Arquivo pessoal)

 

Quando um bebê nasce, os pais recebem a chamada Declaração de Nascido Vivo (DNV), ainda na maternidade, com todos os dados do bebê: nome, data de nascimento, peso, altura... É uma espécie de identidade provisória da criança, e também um documento para deixar bem "guardadinho". No entanto, as enfermeiras do Centro de Parto Normal Mãe Izabel, do Instituto Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Campina Grande, Paraíba, decidiram criar uma nova "ficha" para os pais guardarem de recordação — com as mesmas informações da DNV — mas de uma maneira mais criativa: usando desenhos e feita à mão, com todo o capricho! 

A ideia partiu da enfermeira obstetra Mona Laura. Ela sempre gostou de desenhar e achou que seria interessante dar aos pais uma lembrancinha do nascimento dos filhos. A proposta fez tanto sucesso que a maternidade decidiu "adotá-la" como procedimento padrão para todos os pacientes. Então, desde julho deste ano, o "mimo" é distribuído sempre que um bebê chega ao mundo.

A iniciativa tem como objetivo dar uma lembrancinha para as mães (Foto: Arquivo pessoal)

 

Mona ficou encarregada de fazer o layout com todas as ilustrações e, depois, as enfermeiras só precisam preencher com os dados do bebê, conta a coordenadora e enfermeira obstetra, Ana Luiza de Oliveira Martins. Na recordação — que não substitue o documento oficial — estão todo os dados da criança como data e horário de nascimento, estatura, peso, nome da pessoa que acompanhou o parto e da equipe de enfermeiros, tudo de uma forma muito divertida e lúdica. 

+ Parto humanizado: "Nem deveria ser o tipo de coisa que devemos optar. Deveria ser praxe"

Fichas anunciam a chegado do bebê (Foto: Arquivo pessoal)

 

CENTRO DE PARTO NORMAL?

A ficha ilustrada é apenas mais uma maneira que a equipe encontrou de tornar o nascimento um momento ainda mais especial para a família. "Aqui nós trabalhamos com o parto humanizado. As mulheres que vêm à maternidade não são só pacientes, são amigas. Por isso, nós decidimos dar essa lembrancinha para elas. Todas as mães amam. Até mesmo aquelas que tiveram filho antes de julho acabam querendo também", conta Ana Luiza.

Ainda segundo a coordenadora, a ideia de criar o Centro de Parto Normal surgiu em 2013, mas o projeto só saiu do papel em 2018. É uma espécie de maternidade "diferente", com sala de estar e suítes para mães: não há médicos, apenas enfermeiros obstetras que só interferem durante o parto, caso seja realmente necessário. Em caso de emergência, uma equipe médica de plantão é acionada. "Dos 645 atendimentos que já fizemos, apenas 65 mulheres precisaram ser transferidas", afirma a coordenadora. "Nós tentamos deixar nosso espaço o mais parecido possível com uma casa", finaliza.

A ideia partiu da enfermeira obstetra Mona Laura, que sempre gostou de desenhar (Foto: Arquivo pessoal)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/11/repleta-de-desenhos-fichas-com-dados-dos-bebes-sao-escritas-mao-por-enfermeiras.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!