Os primeiros anos da infância trazem algumas “perdas” para a criança. A começar pela saída do aconchego e da segurança do útero materno para o mundo aqui fora. Depois, tem a ausência da mãe, que volta ao trabalho. Na sequência, vem o desmame, o desfralde, a entrada na escola – não necessariamente nessa ordem. Em algum momento, o pequeno também pode liberar o posto de filho único, dividindo a atenção antes exclusiva dos pais. Mas, em vez de perdas, a pediatra Normeide Pedreira dos Santos, do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), encara essas e outras etapas como novas possibilidades. Afinal, a passagem por todos esses ciclos mostram que seu filho está crescendo. “Cabe aos pais facilitar essas transições e, claro, comemorar cada conquista”, diz. Simples assim? Nem sempre!
Uma pesquisa feita este ano pela Morning Consult, por encomenda do jornal americano The New York Times, com 1.508 jovens adultos (entre 18 e 28 anos) e 1.136 pais de jovens dessa faixa etária, mostrou que a relação de dependência continua para boa parte das crianças mesmo quando elas já estão bem “grandinhas”. Os resultados indicaram que 76% ainda lembram seus filhos adultos sobre prazos que eles têm de cumprir, incluindo trabalhos escolares; 74% agendam seus compromissos, como consultas médicas, e mais da metade dos pais provê algum tipo de ajuda financeira mensal.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Se você, entre fraldas e mamadas, acha que ainda é cedo para se preocupar com isso, atenção: “O desenvolvimento emocional pode ser prejudicado quando a criança não passa por todas as etapas de maneira adequada. Pode se tornar uma pessoa sem iniciativa, por exemplo, já que sempre espera ser cuidada pelos outros”, afirma o pediatra David Elias Nisenbaum, coordenador da Unidade de Internação e presidente do Comitê de Ética do Sabará Hospital Infantil (SP).
O alerta não tem o objetivo de alarmar os pais, mas, sim, de falar da importância de oferecer ferramentas para seu filho enfrentar os desafios que ainda estão por vir, pequenos ou grandes, desde agora. E como fazer isso, na prática? É o que vamos mostrar a seguir.
• Depois do parto, as atenções de todos vão para o bebê. Como lidar?
• Como lidar com a culpa no fim da licença-maternidade?
• Como conduzir o desmame?
• Hora de entrar na escola. E agora?
• Vou ter meu segundo filho. E agora?
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/11/desenvolvimento-seu-filho-perde-algumas-coisas-para-ganhar-outras.html