Friday, October 11, 2019

OMS relaciona telas com aumento de casos de miopia

Segundo OMS, uso de telas está ligado ao aumento de casos de miopia (Foto: Pexels)

 

"Atualmente, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm problemas de visão, das quais pelo menos 1 bilhão poderiam ter sido evitados ou ainda precisam ser resolvidos", afirma a Organização Mundial da Saúde em um novo relatório divulgado nesta semana. Produzido a pedido dos Estados Membros e com o apoio de especialistas de todo o mundo, o documento fornece evidências sobre as condições oculares e do comprometimento da visão em todo o mundo, e oferece recomendações para melhorar os serviços de oftalmologia.

Segundo o relatório, quanto mais pobre a comunidade e o país, maior a probabilidade de uma pessoa ter problemas. Nas áreas de baixa e média renda da África subsaariana e sul da Ásia, por exemplo, existem oito vezes mais pessoas cegas do que em países de alta renda. Mas não é só isso. A OMS alerta que o rápido crescimento populacional, o envelhecimento e as mudanças no estilo de vida também devem aumentar a demanda global por cuidados com os olhos nos próximos anos. "Em algumas partes do mundo, o aumento do tempo em ambientes fechados e o envolvimento em atividades de 'quase trabalho' — como olhar para as telas de computadores — estão levando cada vez mais pessoas a sofrer de miopia", explica o relatório. De acordo com estimativas que levam em conta o crescimento da urbanização e índice de desenvolvimento humano, o número de pessoas com miopia aumentará de 1,95 bilhões em 2010 para 3,36 bilhões em 2030.

Quando os problemas graves aparecem precocemente, isto é, ainda na infância, eles são capazes de causar atrasos no desenvolvimento motor, da linguagem, emocional, social e cognitivo, com consequências ao longo da vida. "Crianças em idade escolar com visão deficiência também pode experimentar níveis mais baixos de desempenho educacional e auto-estima do que seus pares com visão normal", alerta o relatório. Diante disso, a OMS recomenda que as crianças passem mais tempo ao ar livre.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

A oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que não há comprovação científica de que a visão de perto, a partir do uso de aparelhos eletrônicos, é capaz de contribuir para o aumento de casos de miopia. "Por outro lado, o que sabemos é que o aumento da exposição à luz solar está associado a uma menor incidência de miopia. Ou seja, a luz do sol estimula a liberação de mais neurotransmissores, como a dopamina e o óxido nítrico, inibindo o crescimento do comprimento axial do globo ocular, que é uma das causas da miopia", afirma. 

Portanto, segundo a especialista, o que se pode afirmar, por enquanto, é que as telas têm contribuído de forma indireta para o desenvolvimento da miopia, pois levam as pessoas a permanecerem por mais tempo em ambientes fechados. "Qualquer situação que leve a uma menor exposição solar pode estar associada a um maior aparecimento de miopia", finaluiza a oftalmologista.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/10/oms-relaciona-telas-com-aumento-de-casos-de-miopia.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...