Laura Jakes nunca se esquecerá dos gritos do filho depois que ele se queimou acidentalmente com uma jarra de café quente. Pelas redes sociais, ela compartilhou fotos angustiantes que mostram o menino com ferimentos graves para alertar outros pais sobre os perigos de deixar bebidas quentes por perto. Nesse dia, segundo Laura, Arthur, 3, estava brincando no jardim com a irmã mais velha Polly, 5. Depois, enquanto Laura seguia para o banheiro, o pequeno entrou na cozinha e subiu na mesa, onde estava a cafeteira com café quente. "Eu ouvi o grito, algo de que nunca me esquecerei", a mãe. Ela correu até ele e, rapidamente, o jogou debaixo de água fria na torneira do jardim. "Foi absolutamente horrível", lembra Laura, que é de Stretham, Cambs, Inglaterra. "Ele estava gritando e toda vez que eu o tocava, um pouco de sua pele saia", completa.
+ Alerta: 'Desafio do fogo' deixa menino com queimaduras graves
Arthur foi levado às pressas para o hospital mais próximo, onde os médicos imediatamente tentaram aliviar sua dor. "Eu sabia que era muito sério quando começaram a dar a ele um anestésico quase imediatamente. Nunca pensei que um café feito há 15 minutos causaria tantos danos", diz. Depois que o pequeno Arthur foi sedado, ele foi levado para a unidade especializada em queimaduras no Hospital Broomfield, Chelmsford, Essex. Foram dez dias de internação, com três enxertos de pele separados.
Um mês após os ferimentos, felizmente ele está bem e já começou a pré-escola. Agora, a família está em campanha com a organização Children's Burns Trust para aumentar a conscientização sobre os ferimentos. "Isso pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento. Você sempre pensa em manter a chaleira longe, mas um café de 15 minutos causou tanto dano", finalizou.
O PERIGO DAS BEBIDAS QUENTES
Todos os anos, milhares de crianças necessitam de tratamentos hospitalares por conta de queimaduras causadas por alimentos e bebidas quentes. Segundo as estatísticas do NHS (uma espécie de serviço de saúde da Inglaterra), 35 mil crianças e adolescentes com até 16 anos na Inglaterra e no País de Gales precisaram de atendimento especializado para queimaduras nos últimos cinco anos, e metade (17.052) sofreu ferimentos por bebidas quentes.
A preocupação é tanta, que o Royal College of Surgeons e a British Burns Association emitiram um alerta sobre os perigos das bebidas quentes. A orientação é manter esses alimentos longe das bordas das mesas e bancadas, onde podem ser alcançadas pelas crianças. E alertaram que bebidas como chás e cafés contuam oferecendo riscos, mesmo 15 minutos depois de serem preparadas. Além disso, a água do banho também é responsável pelas lesões graves entre as crianças pequenas. "Aconselhamos deixar a água fria correr primeiro e sempre testar a temperatura da água com o cotovelo antes que uma criança entre no banho", disse Katrina Phillips, diretora executiva do The Child Accident Prevention Trust.
+ O que fazer (e o que não fazer) em caso de queimadura de sol
Como consequências desse tipo de acidente, as crianças podem enfrentar anos de operações 'cansativas'. "As lesões por queimaduras são comuns e potencialmente devastadoras. Tragicamente, eles ocorrem com muita frequência. Basta que uma criança pequena puxe uma chaleira ou bata em uma xícara de chá. Elas podem ficar com cicatrizes por toda a vida. Em crianças pequenas, o tecido cicatricial pode não crescer com elas, necessitando de anos de operações e terapia pela frente. O caminho para a recuperação também pode ser psicologicamente muito desafiador, especialmente se uma pessoa tem cicatrizes visíveis", explica Andrew Williams, cirurgião plástico consultor do Hospital Chelsea e Westminster, especializado em queimaduras.
O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE
"Cada segundo conta quando se trata de uma nova queimadura, por isso é vital que os pais saibam sobre primeiros socorros básicos, especialmente a importância de colocar a pele queimada embaixo de uma água fria, por exemplo", completou. "Nosso conselho é simples: coloque a pele escaldada ou queimada sob a água a uma temperatura de 15°C por 20 minutos, assim você poderá reduzir a profundidade de uma queimadura em até 25%. A outra informação importante é não colocar loções ou cremes em uma queimadura resfriada. Cubra-o em filme plástico e procure assistência médica urgente", finalizou Fadi Issa, cirurgião plástico consultor da Unidade Regional de Queimaduras do Hospital Stoke Mandeville.
+ Criança de 2 anos sofre queimaduras graves ao caminhar descalça em piso quente
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2019/10/alerta-crianca-sofre-queimaduras-graves-com-cafe-quente.html